Com o início de um novo ano, uma das primeiras providências tomadas é a marcação de uma consulta médica para a realização do check-up.
Entenda a importância do procedimento para a gestão da saúde pública e para os pacientes!
Quais os impactos do check-up?
Quando o paciente não realiza seu check-up com periodicidade, os impactos para a saúde pública devem ser somados aos prejuízos ao próprio indivíduo, caso este apresente problemas de saúde posteriormente, que poderiam ter sido evitados ou tratados antes.
O tratamento costuma ser bem mais custoso do que a prevenção.
Por quê?
O número de leitos diminui, visto que há um aumento na demanda de pessoas precisando de internamento e tratamento. Consequentemente, temos a superlotação dos hospitais.
Este cenário implica ainda na contratação de profissionais de saúde.
Quanto mais demanda houver, maior a necessidade de admissão de especialistas para o seu suprimento.
Caso o paciente necessite de cuidados médicos pela falta de prevenção, o Governo terá, ainda, custos com medicamentos, insumos, equipamentos, exames, entre outros, referentes ao tratamento e cuidado com aquele indivíduo.
Para mudar este cenário, vale a pena investir em campanhas públicas de conscientização, para a realização de exames rotineiros, dentro dos prazos corretos.
No SUS, o modelo de prevenção de patologias é pautado nos serviços de atenção primária ou atenção básica.
Os profissionais participantes deste modelo acompanham os indivíduos quando sadios, visando à prevenção de doenças.
No Brasil, estes serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por equipes do Programa Saúde da Família.
Diante disso, é preciso que haja campanhas públicas de fomento à promoção da saúde e à prevenção de doenças.
Assim, o paciente ganha qualidade de vida e o setor público economiza, podendo investir mais na saúde coletiva como um todo.
O que é o Check-up?
Os exames médicos de rotina que são realizados periodicamente são denominados check-up.
Eles são específicos de acordo com a idade, sexo, histórico familiar e pessoal do paciente.
Um dos principais objetivos destes exames é a prevenção das doenças através de informações e ações, como:
- Vacinação;
- Orientações médicas;
- Dietas;
- Utilização de ferramentas voltadas à criação de uma rotina de atividades físicas;
- Conscientização.
Durante a realização do check-up, é interessante que os resultados dos exames feitos anteriormente sejam levados ao médico para efeitos de comparação.
O check-up deverá ser realizado pelo menos duas vezes ao ano.
Leia também: Hora Marcada: facilite o agendamento de consultas no seu município
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce pode representar uma chance de cura ou prevenção muito maior para uma série de doenças. Podemos ter como exemplo o câncer.
Uma doença silenciosa, que, se não for diagnosticada a tempo, pode ser sintomática em sua fase mais avançada e não apresentar muita perspectiva de tratamento e cura.
Durante a realização dos exames de rotina, a revisão da saúde é feita de forma sistemática, individualizada e humanizada.
O médico levantará as informações do paciente através da anamnese, em que questionará sobre o seu cotidiano, atividade profissional, lazer, histórico familiar, hábitos e doenças pré-existentes, entre outras informações que julgar necessárias.
Por sua vez, durante a consulta de check-up, o paciente deverá informar ao médico possíveis sintomas, queixas e diferentes sinais percebidos.
A partir daí, o médico indicará os exames específicos, de acordo com as características individuais de cada paciente, baseado em:
- Fatores de risco;
- Histórico precoce de doenças;
- Histórico familiar.
O paciente deverá exercer seu papel, seguindo as orientações dadas pelo médico e realizando os exames solicitados.
Desta forma, o diagnóstico correto é alcançado, melhorando a qualidade de vida do paciente e otimizando as chances de cura para eventuais patologias.
Hora Marcada: ferramenta para marcar consultas no SUS
O aplicativo “Hora Marcada” indica datas e horários em que é possível agendar consultas e exames nas unidades do SUS. Ele também permite o cancelamento e reagendamento de consultas médicas.
A ferramenta está atrelada ao Hygia Agendamentos, módulo que pode ser adquirido por unidades de saúde em São Paulo, para que agilizem a marcação de atendimentos médicos. Clique aqui e saiba mais!
Gratuito e disponível para as plataformas Android e IOS, o app está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Itunes.