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Nesta terça-feira (31/03), o prefeito do município de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, apresentou as ações adotadas na cidade para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No último boletim epidemiológico divulgado no município, constavam 47 casos de Covid-19, sendo 30 confirmados e 17 ainda aguardando o resultado da contraprova.

Uma das estratégias adotadas pela administração municipal para evitar a superlotação das unidades de saúde foi a instalação de um polo hospitalar em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio. O centro médico é voltado ao atendimento de moradores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

O Polo Covid-19 tem seu funcionamento iniciado hoje (01/04), com atendimento 24 horas. Apresenta atenção médica geral e pediátrica aos pacientes com os sintomas provocados pela contaminação pelo vírus que, dentre outros, são febre e problemas respiratórios.

No local, serão realizadas triagens. Os pacientes com sintomas leves serão levados à ala comum da estrutura. Os que estiverem com sintomas mais acentuados seguirão, utilizando máscara, para a ala de isolamento localizada na UPA.

Nesta área, os pacientes passarão por medicação e avaliação da necessidade de internação ou liberação.

“O foco é atender e liberar o paciente o mais rápido possível, sem expô-lo com outras pessoas, diminuindo assim a exposição e contato com outros doentes. 80% dos casos são classificados como leves e têm como conduta medicação via oral, em casa, e isolamento social”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

O município de Ribeirão Preto utiliza o software de gestão da saúde Hygia, que ajudará a viabilizar as ações de enfrentamento da doença.

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Covid-19: Confira outras medidas adotadas pela Prefeitura de Ribeirão Preto

Investimento

Além da montagem do Polo Covid-19, houve um investimento de R$ 3 milhões para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para o abastecimento das unidades de saúde no município.

Campanha “Ribeirão Solidária”.

Outra ação adotada pelo município é a campanha “Ribeirão Solidária”, lançada no final de março, que levanta doações em dinheiro, alimentos e itens de higiene e limpeza para ajudar indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, além de realizar cadastros de pessoas interessadas em trabalho voluntário.

Decreto de calamidade pública

No dia 23 de março, a prefeitura de Ribeirão Preto decretou estado de calamidade pública no município e suspendeu o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços até o dia 7 de abril. Os serviços considerados essenciais à população foram mantidos.

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Alimentação aos mais vulneráveis

O restaurante Bom Prato oferece café da manhã, almoço e jantar, inclusive aos finais de semana, pelos próximos 60 dias. As refeições custam de R$ 0,50 (café da manhã) a R$ 1 (almoço e jantar). A ação beneficia a população mais vulnerável. A expectativa é de que sejam servidos diariamente 300 cafés da manhã, 1.750 almoços e até 300 jantares, em marmitex.

Suspensão das aulas

A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas presenciais no período de 23 de março a 26 de abril. As escolas adaptaram plataformas digitais para manter o contato com os alunos e seguir com o cronograma de aulas.

Coronavírus: Cenário atual

A pandemia do novo coronavírus  (Covid-19) já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (ONU) o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial, tanto pela ameaça à vida humana quanto pelas consequências à economia.

Os dados mostram um crescimento exponencial da curva de contágio pelo Covid-19. Foram 1.138 novas confirmações em 24 horas. No total, já são mais de 5 mil casos confirmados e 201 óbitos no Brasil.

Leia também: Curva de contágio do Covid-19: Por que o achatamento é importante?

Você conhece o Hygia?

O software de gestão da saúde Hygia foi desenvolvido para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública.

Um sistema como o Hygia é determinante para a garantia de uma gestão eficiente, tanto no cotidiano quanto em situações adversas, como a de uma pandemia, que enfrentamos atualmente.

Além de facilitar o fluxo de trabalho, o software ajuda na redução de gastos e melhor concentração dos esforços nas áreas mais deficientes.

Prontuário Eletrônico Universal, informatização do SAMU e módulo para gestão de farmácias fazem parte da solução.

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