Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Para que os gestores definam estratégias eficientes para o gerenciamento da instituição de saúde, é fundamental contar com o feedback acerca da experiência do paciente.

Muitas vezes, por mais que haja utilização de equipamentos modernos para atendimento e diagnóstico, nem sempre o paciente sai satisfeito com os serviços ofertados pela unidade de atendimento médico. 

Sendo assim, separamos 5 dicas para proporcionar uma melhor experiência do paciente e obter feedbacks, sempre visando a melhora da gestão e consequentemente atendimento da população.

Continue conosco!

Experiência do paciente: Entenda a sua importância!

O conceito de experiência do paciente refere-se à percepção do usuário dos serviços médicos, em relação a vários aspectos vivenciados durante a sua estadia e cuidados na unidade de saúde.

Em outras palavras, a experiência do paciente está ligada diretamente a pontos importantes, como por exemplo:

  • Acessibilidade
  • Infraestrutura
  • Equipes
  • Tempo de espera
  • Materiais utilizados
  • Higienização

Entre outros. Sendo assim, os gestores e líderes precisam ter atenção não apenas nesses aspectos-chaves, como também, no feedback que os pacientes dão.

A satisfação dos usuários possibilita uma melhor relação entre médico e paciente, com inspiração de confiança e, consequentemente, melhor adesão ao tratamento proposto.

Neste cenário, as duas partes saem ganhando: o paciente, por estar satisfeito e recebendo um acompanhamento com qualidade e segurança, e a instituição de saúde, pelo comprometimento do paciente com o tratamento e menor tempo de estadia na unidade.

Leia também: Processos Hospitalares: confira 5 dicas para melhorar sua gestão

experiência do paciente

Experiência do paciente: Dicas para melhorá-la na instituição de saúde

Reunimos 5 dicas para proporcionar uma experiência do paciente na unidade de saúde. Confira!

1. Infraestrutura do ambiente 

Ao dar entrada na unidade de saúde, o primeiro contato que o paciente terá é com a infraestrutura. Por isso, é necessário atenção às manutenções, higienização para evitar transmissões de doenças de outras pessoas, além de garantir a acessibilidade para todos.

Contar com segurança capacitada, sistemas de vigilância internos e externos, também são investimentos que devem ser levados em conta pelos gestores. A percepção do Sistema Único de Saúde (SUS) não é muito boa, por parte dos usuários. 

Porém, com planejamento e reorganização dos recursos, a infraestrutura pode ser melhorada, proporcionando assim, uma melhor experiência ao paciente.

2.Higienização

Como falamos acima, a higienização é fundamental em uma instituição de saúde. Com a presença de vários pacientes portando diferentes enfermidades, é imprescindível que a unidade conte com pessoal capacitado para ofertar uma higienização e desinfecção dos ambientes de forma eficaz e segura.

Em tempos de pandemia de Covid-19, muitas unidades de saúde adaptaram o fluxo de entrada e saída de pacientes a fim de impedir a transmissão do vírus.

Por isso, é importante que as unidades hospitalares ou até mesmo, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tenham divisões que possam separar os casos infecto-contagiosos dos demais pacientes.

3. Otimize o tempo de espera para atendimento

Um dos pontos primordiais e que fazem diferença na experiência do paciente, refere-se à pontualidade do atendimento no serviço médico.

O tempo de espera, que costuma ser longo, constitui-se em uma das principais reclamações dos pacientes e usuários dos serviços de saúde. 

O SUS tem uma alta demanda de atendimentos e, por vezes, carece de profissionais na unidade de atendimento médico. Isso gera atrasos e sobrecarga para a equipe.

A boa notícia é que este cenário pode ser evitado, através da implementação de estratégias que envolvem todos os colaboradores até a recepção.

Uma dessas estratégias é a informatização através da implantação de um sistema de gestão da saúde pública na unidade. 

Além de reunir as informações do paciente em um único local, a solução também permite maior organização no fluxo de atendimento através da geração de senhas, sistema de triagem e classificação de risco, agendamento de consultas e procedimentos, através de aplicativos integrados. 

Dessa forma, o acolhimento e a assistência tornam-se humanizados e pontuais, garantindo a satisfação do paciente.

Leia também: Interoperabilidade na saúde: Entenda como funciona no SUS

4.Implemente um sistema de gestão da saúde

 Como vimos no tópico acima, contar um sistema de gestão da saúde completo, traz inúmeros benefícios, tanto para os gestores quanto para os pacientes que são admitidos na unidade de saúde. 

Através da solução, o atendimento torna-se mais humanizado e moderno, inclusive com a integração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) onde constam as informações acerca do estado clínico do paciente, além de possíveis exames e procedimentos que já foram feitos anteriormente.

Assim, há redução da possibilidade de submeter o paciente a procedimentos desnecessários e também há a diminuição de custos para instituição de saúde.

Além dos benefícios para o paciente, um sistema de gestão da saúde, como o Hygia, proporciona, além da redução de custos já mencionada, a segurança e agilidade nos processos hospitalares e administrativos, permitindo ao gestor a tomada decisão mais acertada.

Leia também: Metodologias ágeis na saúde: Saiba como aplicá-las

5.Capacite a equipe

Contar com soluções tecnológicas para a modernização da unidade de saúde, além de equipamentos de última geração, é fundamental para uma gestão eficiente.

Porém, é preciso que todas as equipes estejam integradas e capacitadas para lidar com a transformação digital na saúde. 

Promover cursos, workshops e treinamentos, podem ser boas alternativas para atualizar os colaboradores e deixá-los aptos para as transformações. 

Realizar treinamentos visando o acolhimento, a humanização e o atendimento eficiente e seguro, também são de gran valia, além de proporcionar boa experiência do paciente na instituição de saúde.

Leia também: Equipes de saúde: O que mudou na gestão após o Covid-19?

Gestão da SaúdePowered by Rock Convert

Neste artigo você conferiu a importância de proporcionar uma boa experiência do paciente na instituição de saúde, além de conhecer 5 dicas para promovê-la!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!  Aproveite e conheça o Hygia –  sistema de gestão da saúde pública. Acesse nosso site e confira as funcionalidades da solução!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *