Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Para que o gestor hospitalar exerça suas atividades com excelência, é preciso atentar-se à pontos que vão além dos processos hospitalares propriamente ditos.

Uma gestão eficiente requer a delegação de atividades, comunicação intersetorial, otimizações na rotina administrativa, utilização de softwares de gestão da saúde, de forma que os dados possam ser levantados e mensurados de forma segura, integração com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), entre outros. 

Porém, o gestor hospitalar também deve prestar atenção à percepção do paciente, pois, assim como os demais dados, é um forte indicador da eficiência da sua gestão.

Sendo assim, reunimos 5 livros indispensáveis para que o gerenciamento da instituição de saúde seja feito de forma eficiente e em conjunto com a experiência do paciente.

Confira!

Gestor Hospitalar: Confira as leituras indispensáveis!

O usuário do Sistema de Saúde julga a qualidade do serviço de acordo com a sua experiência no ambiente hospitalar. Confira as obras que separamos para facilitar a gestão das unidades de saúde!

1. Se Disney Administrasse Seu Hospital: 9 ½ Coisas que Você Mudaria 

Nesta obra, o autor Fred Lee compara as experiências do cotidiano das instituições de saúde com a Disney World. Ele aborda questões relacionadas à experiência e percepção do paciente durante a utilização dos serviços de saúde.

É comum que o gestor hospitalar esteja preocupado com números para que ações estratégicas e otimizações sejam realizadas. Porém, um mero detalhe que pode fazer a diferença, muitas vezes passa despercebido. Para Lee, se Disney administrasse seu hospital, “a percepção e o atendimento dos pacientes seria mais importante do que o real cuidado que eles recebem”.

Para adquirir, clique aqui!

Leia também: Indicadores de Saúde: O que são e quais os principais tipos? 

gestor-hospitalar-disney

2. Gestão dos Serviços em Saúde

Em sua segunda edição, o livro “Gestão dos Serviços em Saúde” tem como proposta apresentar ao leitor os conceitos e princípios que são fundamentais para a gestão, além de indicar métodos e técnicas adequadas à operação e ao gerenciamento dos sistemas em serviços na área da saúde. A obra tem quatro autores: Ana Maria Senna, Eduardo Santiago Spiller, José Ferreira dos Santos e José Marques Vilar.

Leia também: Gestão Hospitalar: Conheça 6 ferramentas para otimizá-la!

Para adquirir, clique aqui!

gestor-hospitalar-livro

3.Gestão de Operações em Saúde para Hospitais, Clínicas, Consultórios e Serviços de Diagnóstico

Confira os aspectos do gerenciamento de operações em prestadores, como hospitais, clínicas, consultórios e serviços de diagnóstico. A obra faz parte da série “Gestão em Saúde” da GVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de saúde da FGV-EAESP.

Para adquirir, clique aqui!

Gestor-Hospialar-Gestão-Operações-em-saúde

4. Gestão da Auditoria Hospitalar por Processos: Gestão orientada por processos

Nesta obra, a autora Izabel Gondro de Camargo relata experiências e vivências na área da saúde, ao participar de implementações e decisões que diretamente estão ligados aos processos operacionais das instituições.

Segundo a autora, através dos Processos Operacionais o gestor tem a certeza que a sua equipe desenvolve atividades de uma maneira pensada e desenhada para minimizar as falhas e potencializar os resultados esperados. Auditoria interna, médica e de enfermagem também são abordados no livro.

Para adquirir, clique aqui!

Gestot-hospitalar-auditoria

Leia também: Transformação Digital na Saúde: Como adotar os 3P’s?

5. Gestão em saúde

Indispensável ao gestor hospitalar, estudantes e demais profissionais envolvidos com o setor da saúde, o livro “Gestão em Saúde” mantém a organização em cinco partes. As quatro primeiras, são dedicadas aos temas relevantes, sobre gestão, processos, organização e funcionamento dos serviços da assistência à saúde. A quinta parte, mostra estudos de casos, de forma que o leitor exercite seu raciocínio crítico, avalie situações-problema e solucione-os.

Para adquirir, clique aqui!

gestor-hospitalar-gestão-em-saúde

Desejamos uma ótima leitura! 

Gostou do conteúdo? compartilhe em suas redes sociais. Você conhece o Hygia, Software de Gestão da Saúde Pública? Acesse nosso site e confira todas as funcionalidades do sistema!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *