Os downloads do aplicativo Hora Marcada aumentaram no município de Ribeirão Preto, o primeiro a utilizar o recurso.

Integrado a um sistema como o Hygia Agendamentos, o Hora Marcada é um aplicativo que permite aos usuários a marcação de consultas médicas diretamente de seus smartphones, o que ajuda a melhorar o fluxo de trabalho nas unidades de saúde e garantir mais conforto para a população, que não precisa se deslocar para o agendamento.

A seguir, entenda como a ferramenta funciona e quais as suas vantagens para a gestão da saúde pública. Continue a leitura!

CONHEÇA O APLICATIVO HORA MARCADA

Sabemos que o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) é dificultado pela grande quantidade de usuários.

Filas e burocracia para o agendamento de consultas são recorrentes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Visando a uma maior informatização e agilidade neste processo, assim como ao conforto e bem-estar da população usuária dos serviços do SUS, o aplicativo Hora Marcada foi desenvolvido para servir como uma espécie de “agenda digital de saúde”.

Integração a módulo de agendamentos

Para que seja utilizado pela população, o aplicativo deve ser integrado a um serviço de gestão de agendamentos.

Um exemplo é o Hygia Agendamentos, módulo desenvolvido para a automatização dos processos, com a marcação remota de consultas e exames.

Com a informatização das unidades de saúde, a sua gestão torna-se mais eficiente, com maior controle de gastos e insumos, além de promover o bem-estar da população, que poderá marcar ou desmarcar uma consulta médica através do seu smartphone ou tablet.

A nova forma de gestão das unidades de saúde da rede própria do Estado possibilita a promoção da humanização nos atendimentos médicos realizados e a melhora do fluxo de trabalho nestas instituições.

Saiba como o aplicativo Hora Marcada funciona

Desenvolvido pelo Governo de São Paulo, o app Hora Marcada permite que os cidadãos programem consultas no SUS diretamente de smartphones ou tablets.

O aplicativo funciona integrado a um sistema de agendamentos e consultas.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, onde vem sendo utilizado pelos usuários do Sistema, o app Hora Marcada está integrado ao sistema do software de gestão de saúde Hygia, que possui um módulo compacto e econômico para o agendamento de consultas e exames.

Trata-se do Hygia Agendamentos. Voltado à agilização da marcação de consultas médicas nas unidades de saúde da rede pública, a solução possibilita uma melhor gestão do setor, beneficiando também os usuários, que poderão agendar consultas médicas de onde estiverem.

Vantagens da informatização nos agendamentos

O custo para a utilização de um modelo como o Hygia Agendamentos, que viabiliza a integração ao app Hora Marcada, é baixo para os municípios, visto que não há a demanda de infraestrutura avançada para sua instalação.

A solução opera completamente na nuvem. Com computador e internet, o gestor já consegue utilizar a plataforma.

Saiba como utilizar o aplicativo Hora Marcada

Além da visualização das datas e horários dos agendamentos realizados, o usuário também conseguirá cancelar e reagendar consultas médicas, através do aplicativo, sem precisar sair de casa.

Especialidades médicas como clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, estão disponíveis para agendamento pelo aplicativo.

Para o agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da UBS.
O aplicativo gratuito é compatível a smartphones e tablets.

Está disponível para as plataformas Android e IOS. Para instalar, basta acessar a loja de aplicativos do aparelho – Play Store, em Android, e Itunes, para IOS – baixar e instalar o app.

Após o preenchimento dos dados, entre eles, o número do cartão SUS e CPF, basta localizar uma unidade credenciada ao aplicativo Hora Marcada e realizar seu agendamento!

Cresce o número de usuários do aplicativo Hora Marcada

Dados divulgados pela Divisão de Informática da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto mostram que houve um aumento expressivo na utilização do aplicativo.

Em julho de 2019, o aplicativo foi lançado e obteve 63 usuários que o utilizaram para marcar consultas médicas.

Já em agosto, o número saltou para 609 pessoas. O aumento observado é de 866,67%.

No mês seguinte, setembro, cerca de 2.117 usuários utilizaram o recurso para marcar consultas médicas, representando um crescimento de 247,62%, em relação ao mês anterior.

Em outubro, o aumento foi de 35,29% em relação a setembro, contabilizando 2.864 usuários que utilizaram o aplicativo Hora Marcada.

Foi em novembro que o número de usuários obteve um crescimento expressivo. Cerca de 3.204 pessoas utilizaram a ferramenta.

No total, 9.323 agendamentos via aplicativo Hora Marcada foram solicitados em pouco menos de quatro meses em que foi disponibilizado à população.

Dados apontam aumento significativo no uso do aplicativo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *