O Governo de São Paulo lançou, na última semana, o aplicativo “Hora Marcada”, que possibilita o agendamento de serviços de saúde via smartphone. Inicialmente, o app funcionará apenas na região de Ribeirão Preto, no interior do estado. Por meio da ferramenta, os pacientes poderão acompanhar e marcar consultas e exames que englobem os serviços do SUS. O “Hora Marcada” está integrado ao Hygia, sistema para gestão da saúde pública utilizado no município.
Uma espécie de agenda virtual, o aplicativo permite que o usuário visualize as datas e horários disponíveis para agendamentos, além de possibilitar que cancele ou remarque exames e consultas de forma mais rápida, caso não possa comparecer à Unidade de Saúde.
O programa, que começou localmente e está disponível para pacientes de dez UBSs, deve expandir sua abrangência para toda a cidade de Ribeirão Preto. Segundo o governo, depois disso, a implantação será estendida para outras cidades, até que todo o estado de São Paulo seja contemplado pela iniciativa.
Integração ao Hygia
A Prefeitura de Ribeirão Preto utiliza o Hygia para gerir as unidades do SUS e viabilizar um atendimento mais humanizado, com classificação de risco, menos filas e processos bem estruturados. Neste sentido, o “Hora Marcada” busca também trazer benefícios para a gestão do sistema de saúde, com redução nos índices de faltas e nas filas de espera. A integração do app a nosso software de gestão, portanto, tem potencial para tornar muito mais eficiente o atendimento na região.
Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo gratuitamente por meio do Google Play. Em breve, a ferramenta estará disponível também na App Store. Seu uso requer o preenchimento de informações básicas, como número do cartão SUS e CPF do usuário. Ele pode ser utilizado apenas por cidades que aderiram ao acordo com a Secretaria de Saúde do Estado – Ribeirão Preto foi a primeira a fazer isso.
No site da ferramenta, há um vídeo tutorial e uma relação de respostas a dúvidas frequentes sobre sua utilização, para orientar os cidadãos.
Agendamentos
A partir do “Hora Marcada”, pode-se solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. O agendamento de especialidades e exames também pode ser realizado pelo “Hora Marcada”, mas requer o encaminhamento médico da unidade de saúde.
O app pode também ser usado por mais de uma pessoa. Por exemplo, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores. Para tanto, estes devem apresentar uma comprovação de responsabilidade e o cartão do SUS em uma UBS de vínculo.
UBSs que já operam com o “Hora Marcada”
A seguir, confira a relação de UBSs que já incorporaram o aplicativo “Hora Marcada” a seu atendimento.
• UBS Rubens Lisandro Nicoletti Filho – José Sampaio
• UBS Prof. Jacob Renato Woiski – João Rossi
• UBS Wilma Delphina de O. Garotti – Vila Tibério
• UBS “Carlos Chagas” – Vila Abranches
• UBS Dr. José Carlos Say – Jardim Maria das Graças
• UBS José Ribeiro Ferreira – São José
• UBS Dr. Luiz Philipe Tinoco Cabral – Adão do Carmo Leonel
• UBS Adalberto Teixeira Andrade – Vila Recreio
• UBS Dr. João Paulo Bin – Ipiranga
• UBS Vila Mariana
O app foi desenvolvido pela PRODESP, empresa de dados e informática do Governo do Estado de São Paulo.