De que a tecnologia é uma grande aliada na gestão de processos, não restam dúvidas. Mas, você sabia que a informatização na saúde ajuda a prevenir doenças de alto contágio?
Em meio à pandemia da Covid-19, é importante estar atento às ferramentas que podem auxiliar os gestores na prevenção, controle e combate de doenças que são altamente contagiosas.
Sendo assim, hoje falaremos sobre a importância da informatização na saúde, levando em consideração este cenário.
Continue a leitura!
Informatização na saúde: Entenda a importância
O processo de informatizar o setor da saúde é importante, principalmente, quando o assunto é a gestão das unidades de atendimento.
Atualmente, estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que está provocando uma alta demanda de atendimentos no sistema de saúde.
Operando em sua capacidade máxima, a grande maioria das instituições de saúde precisa contar com o apoio da tecnologia nos processos relacionados à gestão de equipamentos, leitos, insumos etc.
O cenário atual enfatiza a necessidade da organização de fluxos de atendimento; classificação de risco; e otimização na gestão de leitos, medicamentos e insumos, para que o paciente tenha sua assistência garantida de forma segura e humanizada.
Por isso, é estratégico informatizar o setor da saúde. Para que isto ocorra, existem ferramentas que auxiliam os gestores.
O Hygia é um software de gestão da saúde, voltado ao setor público, que permite a automatização de processos e promove a integração entre as unidades de saúde da rede pública.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 3.613 municípios em 26 estados já participam do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza SUS.
Leia também: Covid-19: Entenda o impacto do vírus na gestão da saúde pública!
Como a informatização na saúde auxilia na prevenção de doenças contagiosas?
Um dos grandes desafios para os gestores da saúde pública é a incidência de epidemias e, em piores cenários, como o de agora, de pandemias. O Sistema Único de Saúde (SUS) assiste a mais de 70% da população brasileira.
Os recursos presentes nas unidades de atendimento do sistema de saúde pública são limitados e isso reflete na assistência ao paciente.
Sendo assim, ressaltamos que a gestão dos recursos, insumos e medicamentos devem ser realizados de forma eficiente, a fim de que a assistência que o paciente possa requerer seja prestada de forma segura e ágil.
A tecnologia aliada a um plano de contingência de doenças altamente contagiosas auxilia os gestores no quesito de gerenciamento, já que a demanda de atendimentos aumenta, trazendo risco de colapsar o sistema de saúde.
Confira, a seguir, algumas vantagens da informatização na saúde:
- Registro de dados em softwares de gestão da saúde integrados ao Ministério da Saúde;
- Controle de leitos, equipamentos e insumos;
- Integração de dados consolidados no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
- Automatização de processos, melhorando e agilizando o fluxo de atendimentos;
- Gestão e controle de medicamentos;
- Redução de custos.
A utilização de um sistema de gestão da saúde, além de automatizar processos e reduzir custos, permite um acompanhamento através do levantamento e consolidação dos dados que possibilitam a tomada de decisão de forma mais assertiva e consciente.
No caso da pandemia de Covid-19, a solução também auxilia no entendimento da dinâmica comportamental da doença, além do seu mapeamento, e fornece características da infecção.
Assim, os gestores conseguem obter uma visão mais abrangente do cenário, através de dados e integração com o sistema do Ministério da Saúde, para uma melhor prestação de serviços de saúde à população.
Leia também: Gestão de leitos: Saiba como otimizar o processo!
Informatização na saúde: Conheça o Hygia!
Desenvolvido por especialistas, o Hygia é um software de gestão da saúde voltado ao setor público, sendo responsável pela automatização de processos e integração entre as unidades do sistema de saúde da rede pública.
A solução contribui para o agendamento de exames e consultas, redução de filas de espera, além do controle de estoque e distribuição de medicamentos.
O Hygia possui duas versões para prefeituras:
- Hygia Full: Reúne todas as funcionalidades de um software robusto para a gestão da saúde. A solução é customizada para atender com eficiência e agilidade às demandas das unidades de saúde, presentes nas prefeituras de grandes cidades.
- Hygia Lite: É uma versão compacta do software de gestão da saúde, desenvolvida para prefeituras de pequenas cidades, com até 100 mil habitantes. Além de promover a informatização de Unidades Básicas de Atendimento (UBSs), o Hygia Lite está integrado à atenção especializada, farmacêutica e de urgência / emergência.
O município de Ribeirão Preto (SP) utiliza o Hygia. Neste cenário de pandemia, a prefeitura, como uma das medidas de combate ao novo coronavirus, realizou a montagem de um hospital- campanha, em que o sistema de gestão da saúde auxilia na classificação de risco do paciente, gestão de leitos e insumos. O Hygia também recebe os resultados dos testes de Covid-19.
Leia também: Gestão de medicamentos: Como a automatização melhora o processo?
Entre os módulos do Hygia, podemos destacar:
- Faturamento: Permite o controle dos recursos financeiros;
- Gestão: Possibilita que o gestor analise demandas e os status de atendimentos;
- e-SUS: Integração ao Sistema Único de Saúde (SUS);
- Ambulatório: Gestão para acolhimento de pacientes ao local de pré-exames;
- Exames: Módulo para requisição de exames e visualização de resultados;
- Farmácia: Controle e gestão de medicamentos distribuídos para a população.
É importante salientar que o software de gestão da saúde Hygia oferece flexibilidade e agilidade na adaptação a todas as circunstâncias e ambientes inesperados.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Acesse o nosso site e saiba mais!
Até a próxima!