Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Contar com um sistema de gestão da saúde eficiente é fundamental. Porém, em tempos de transformação digital acelerada, a integração entre sistemas traz inúmeras vantagens tanto para os gestores das unidades de saúde, quanto para os pacientes.

Neste post, entenda o que é a integração de sistemas na gestão da saúde, a sua importância e vantagens para o setor público.

Continue conosco!

O que é a integração entre sistemas?

As instituições de saúde estão inseridas em um mercado competitivo em que é preciso acompanhar as tendências e transformações tecnológicas, além de contar com equipes eficientes e qualificadas, para tornarem-se referências no setor e prestar assistência de qualidade aos usuários dos serviços de saúde ofertados.

Capacitar os colaboradores, investir em plataformas de comunicação e otimização de atividades, são estratégias conhecidas e aplicadas pelos gestores.

Porém, é válido ressaltar a importância de implementar um sistema de gestão completo, aliado à integração entre sistemas.

A integração de sistemas, possibilita que os processos internos tornem-se mais ágeis, além de melhorar a produtividade dos colaboradores, evitar realização de procedimentos desnecessários nos pacientes, gerando economia para a unidade de saúde.

Atualmente, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da rede própria do Estado, contam com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Ao adotar um sistema de gestão, é importante levar em consideração a integração do sistema com o PEP, por exemplo.

Desta forma, as informações do paciente são unificadas em um único ambiente, sem riscos de perdas de documentos, além de possibilitar o melhor gerenciamento de procedimentos, leitos, insumos e medicamentos.

Leia também: Gestão de Leitos: Saiba como otimizar o processo!

A integração entre sistemas de saúde além de oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, fornece informações detalhadas dos pacientes e otimiza os serviços da instituição.

Dentre as integrações possíveis, podemos citar:

  • Prontuário Eletrônico do Paciente
  • Sistema de gestão de imagens radiológicas
  • Integração com o sistema do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
  • Rede de farmácias
  • Laboratórios
  • Clínicas

Entre outras.

Leia também: Automação na saúde: Confira as boas práticas para melhorar a sua gestão

Integração entre sistemas

Integração entre sistemas: Descubra suas vantagens

Vimos o conceito da integração entre sistemas nas instituições de saúde e a importância de realizá-la para agilizar e otimizar a assistência aos pacientes e os processos internos das unidades de atendimento médico.

Dentre as vantagens de implementar e realizar a integração entre sistemas, podemos citar:

  • Otimização da jornada de trabalho dos médicos e colaboradores
  • Assistência ágil, personalizada e humanizada ao paciente
  • Diminuição dos gastos com o operacional

Leia também: Interoperabilidade na saúde: Entenda como funciona no SUS

Qual a importância de utilizar uma integração entre sistemas?

A transformação digital vem crescendo a cada dia que passa e, com ela, vem a necessidade de se adequar ao novo cenário a fim de melhorar a performance, reduzir custos e humanizar o atendimento.

Daí a importância da integração dos sistemas da instituição de saúde, que, além de viabilizar as ações cotidianas, também permite ao gestor uma visão global acerca dos processos internos da instituição e, consequentemente, a realização de uma gestão mais eficiente.

Conheça o Hygia

Desenvolvido por especialistas, o Hygia é um software de gestão da saúde, voltado ao setor público.

A solução foi desenvolvida para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública, além de também promover a informatização de clínicas universitárias.

O Hygia possui duas versões.

A versão Lite é voltada às prefeituras de cidades com até 100 mil habitantes. Além de promover a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o sistema está integrado à atenção especializada, farmacêutica e de urgência / emergência.

A partir da versão lite, também é possível acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), onde é possível registrar, armazenar e controlar todas as informações dos pacientes de forma digital.

Conheça os módulos do Hygia Lite!

Já a versão Full, reúne todas as funcionalidades de um software robusto e completo. A solução é customizada para atender com eficiência às demandas das unidades de saúde presentes em grandes cidades.

A assistência e o acolhimento ao paciente são realizados de forma ágil e humanizada, além da gestão ser realizada com mais eficiência.

Ficou interessado(a)? Agende uma conversa com nossos especialistas e conheça o Hygia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *