Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Os processos hospitalares precisam ser bem definidos para que a produtividade tanto dos gestores, quanto dos colaboradores, seja mantida em alta.

As unidades de atendimentos médicos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), costumam ter muitas demandas e isso pode ser um desafio para o gestor da saúde pública.

Sendo assim, confira neste post 5 dicas para melhorar a gestão dos processos hospitalares!

Continue conosco!

Processos Hospitalares: O que são?

Antes de falarmos sobre as dicas, vamos entender o que de fato são os processos hospitalares.

O cotidiano da administração de um hospital ou unidade básica de saúde (UBS) costuma ter muitas demandas referentes à todos os processos que envolvem a instituição, como por exemplo, atendimentos, rotinas administrativas, controle de equipamentos, leitos, medicamentos, entre outros.

A gestão hospitalar é complexa e, por isso, é necessário manter todos os setores da instituição em sintonia. Desta forma, o trabalho torna-se mais eficiente e ágil.

Tipos de processos hospitalares

O processo hospitalar tem início a partir do momento em que o paciente é admitido na unidade de atendimento médico. Podemos citar como exemplos deste processo:

  • Faturamento;
  • Preenchimento de formulários;
  • Integração das informações de saúde no Prontuário Eletrônico do Paciente;
  • Dispensa de medicamentos;
  • Disponibilização e controle de leitos, entre outros.

Por isso, contar com ferramentas e práticas que auxiliam a gestão da saúde pública e promovem assistência personalizada e humanizada ao paciente, é fundamental.

gestão-de-processos-hospitalares

Processos Hospitalares: Confira dicas para melhorar a sua gestão!

A seguir, apresentamos 5 dicas para melhorar a gestão dos processos hospitalares.

Confira!

Realize a Gestão de Informações

O Sistema Único de Saúde (SUS) atende a aproximadamente 150 milhões de usuários no Brasil. Este número é refletido no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também nos hospitais que sofrem com a alta procura por serviços médicos.

Para que os gestores e líderes consigam organizar o fluxo de trabalho, atendimentos e gerenciar os procedimentos com qualidade e agilidade, é preciso realizar a gestão das informações.

Os sistemas de gestão da saúde possibilitam a reunião e integração de informações relevantes e, assim, permite a coleta e análise de dados pelos gestores. O resultado é a tomada de decisão acerca das necessidades da instituição, realizada de forma assertiva e baseada em dados.

Leia também: Gestão Hospitalar: Conheça 6 ferramentas para otimizá-la!

Implemente o Lean Health Care

Uma alternativa para manter a produtividade nos processos hospitalares em alta, é adotar o método Lean Healthcare.

O seu conceito engloba um conjunto de métodos de gerenciamento na área da saúde, objetivando a criação de valor máximo para os pacientes, além de redução de desperdícios e tempo de espera.

O Lean Healthcare utiliza ciclos contínuos de aprendizagem focando nos seguintes pontos:

  • Processos de cuidados de saúde;
  • Pacientes;
  • Prestadores de cuidados de saúde pessoal;
  • Pessoal de suporte.

Entre as vantagens da implementação desse método de gestão, podemos citar: otimização dos processos, como a redução no tempo de admissão do paciente, coleta e atendimento médico, controle de medicamentos e insumos, melhorias nos indicadores da duração da estadia do paciente, entre outras.

Leia também:  Lean Healthcare: Como implantar na gestão da saúde pública?

Implemente um Sistema de Gestão Integrado

Como vimos, o gerenciamento das informações circulantes na instituição é fundamental para manter o bom funcionamento dos processos hospitalares. Um sistema de gestão integrado tem como função ajudar os diferentes setores da unidade de saúde, como por exemplo, o setor financeiro, atendimento, fidelização dos pacientes, dentre outros.

O Hygia é um software voltado ao setor público. Desenvolvido por especialistas, a sua utilização nas Unidades Básicas de Atendimento permite um ganho de produtividade e humanização na oferta de serviços médicos aos pacientes do SUS.

A plataforma possui uma versão completa, o Hygia Full, que é customizada para atender com eficiência às demandas das prefeituras de grandes cidades, e também uma versão mais compacta desenvolvida para prefeituras de pequenas cidades, com até 100 mil habitantes, o Hygia Lite.

O sistema conta ainda com uma integração com o aplicativo Hora Marcada, que permite o agendamento remoto de consultas por municípios do Estado de São Paulo.

Leia também: Software para UBS: Como agilizar o agendamento de consultas?

Conte com um Sistema de Agendamentos

Para que a instituição de saúde mantenha um ritmo saudável de atendimentos e o fluxo de trabalho organizado, contar com recursos tecnológicos através da informatização da recepção é uma boa alternativa.

Você conhece o Hora Marcada? Vamos explicá-lo!

Integrado a um sistema como o Hygia Agendamentos, o Hora Marcada é um aplicativo que permite aos usuários a marcação de consultas médicas diretamente de seu smartphone ou tablet.

Desta forma, a aplicação ajuda a melhorar o fluxo de trabalho nas unidades de saúde, além de garantir conforto aos usuários do serviço de saúde, visto que não precisam se deslocar até a unidade de atendimento para realizar o agendamento da sua consulta médica.

Conheça mais: Hora Marcada: Facilite o agendamento de consultas em seu município

Padronize Processos

Utilizar a tecnologia a favor da gestão é uma prática mais do que bem-vinda. Porém, é importante lembrar que ela também depende dos processos físicos. Com isso, queremos ressaltar a importância da definição e distribuição das atividades entre os colaboradores e gestores.

Estabelecer funções administrativas e, também, de pré-atendimento, permite que os processos hospitalares sejam conduzidos com mais agilidade e melhor entrega de resultados ao usuário do sistema único de saúde.

Mapear e revisar protocolos, possibilita a identificação dos pontos que necessitam de melhorias na instituição e, desta forma proporciona uma gestão mais eficiente.

Leia também: Interoperabilidade na Saúde: Entenda como funciona no SUS

Neste artigo você pôde entender como os processos hospitalares funcionam, além de conferir 5 dicas para melhorar a sua gestão.

Quer saber mais sobre o Hygia?

Acesse nosso site e conheça todas as funcionalidades da solução!

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *