Com o objetivo de salvar vidas e conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Projeto Supera-Ação oferece, em sua primeira fase, 5 mil testes de Covid-19 ao sistema de saúde de Ribeirão Preto (SP) e região.

Conheça a iniciativa encabeçada pelo Supera Parque, instituição pública de fomento à inovação e empreendedorismo, gerenciada pela Fipase, no município de Ribeirão Preto.

Continue a leitura!

Projeto Supera-Ação: Testes de COVID-19 são desenvolvidos em Ribeirão Preto

Criado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, unido a várias startups, o projeto consiste em uma iniciativa de cunho emergencial e sem fins lucrativos, voltada à conversão de laboratórios e parques de equipamentos em um laboratório diagnóstico de grande porte, capaz de ofertar testes do novo coronavírus para atender à alta demanda do sistema de saúde.

Em São Paulo, as amostras dos pacientes que são coletadas para testagem são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência da rede pública paulista. Porém, devido à alta demanda, o IAL não consegue dar conta da testagem em tempo hábil.

Diante disso, o Supera-Ação tem como meta a disponibilização de 30 mil testes, realizados no próprio município de Ribeirão Preto, em vez de no IAL. Nesta primeira fase da iniciativa, serão disponibilizados 5 mil procedimentos.

Os kits de testes serão oferecidos a partir de hoje, 13.04. Desta forma, o tempo de resposta será reduzido de semanas para dias, facilitando a tomada de decisões estratégicas e ágeis no combate à pandemia do Covid-19.

O software de gestão da saúde pública, Hygia, é utilizado pela prefeitura de Ribeirão Preto e receberá os resultados dos testes PCR de Covid-19 feitos no Supera Parque.

O município de Ribeirão Preto contabiliza 161 casos confirmados de infecção causada pelo novo coronavírus e quatro óbitos.

Leia também: Gestão de Leitos: Saiba como otimizar o processo!

Teste PCR Covid-19

Imagem Reprodução

Conheça o Supera Parque

O Supera Parque é uma instituição pública de fomento à inovação e empreendedorismo, gerenciada pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (FIPASE), com suporte da prefeitura municipal de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O Parque ainda conta com o apoio de vários órgãos governamentais estaduais e federais, abrigando os seguintes projetos:

  • Supera Incubadora de Empresas;
  • Supera Centro de Tecnologia;
  • Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde;
  • Polo Industrial de Software (PISO);
  • Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo 62 delas no projeto Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.

FIPASE

A FIPASE é uma entidade pública da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, reconhecida como instituição de ciência e tecnologia, que também participa da governança dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Saúde e de Software.

Leia também: Covid-19: Ribeirão Preto adota medidas para enfrentamento da pandemia

Projeto Supera-Ação: Como contribuir?

Uma campanha de financiamento coletivo está sendo realizada para angariar fundos para o projeto. Para fazer uma doação, clique aqui. Basta escolher o valor com que deseja contribuir, preencher os dados na tela seguinte, escolher a forma de pagamento, efetuar a transação e finalizar.

O objetivo inicial é alcançar a meta para a realização dos 5 mil testes na primeira fase do projeto.

A distribuição do orçamento será feita da seguinte forma:

  • 87% destinado à compra de insumos, reagentes e equipamentos de proteção individual para os profissionais envolvidos no projeto, além da higienização das instalações e a logística.
  • 13% será destinado aos custos de operação do Catarse (página de contribuição) e sistemas de pagamento.

Conheça o Hygia

Desenvolvido para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública, o software de gestão da saúde pública Hygia também realiza a informatização de clínicas universitárias.

A plataforma conta com Prontuário Eletrônico Universal, informatização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), módulo para gestão de farmácia, entre outros.

Acesse nosso site e saiba mais!

 

 

 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *