Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Um dos principais desafios dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) é o gerenciamento de insumos e recursos.  Neste sentido, um sistema de gestão em saúde é essencial para otimizar a administração das unidades de atendimento.

Porém, sabemos que a escolha da ferramenta ideal não é fácil. A implementação de um sistema do tipo, principalmente em pequenos municípios, depende das demandas dos usuários.

Neste artigo, vamos explicar como um software de gestão ajuda a promover um atendimento seguro e humanizado ao usuário do SUS e, também, como auxilia o fluxo de trabalho nas unidades de saúde.

Entenda ainda como o agendamento de consultas de forma on-line permite um melhor gerenciamento de equipes e demandas.

Sistema de gestão em Saúde: Como escolher a ferramenta ideal?

A informatização da instituição de saúde por meio de um software de gestão não é uma tarefa fácil.

Por isso, antes de pensar em qual solução adotar, o gestor deve realizar um mapeamento das reais necessidades do município em que pretende implementar um sistema de gestão.

Feito isso, fica mais fácil visualizar uma ferramenta que atenda às necessidades observadas.

Confira, a seguir,  as principais características que uma solução deve possuir para promover eficiência à gestão!

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Acesso multiusuário

Esta é uma característica muito importante. Os profissionais de saúde precisam de uma plataforma que permita o acesso pela equipe multidisciplinar para que a assistência ao paciente seja realizada de forma integral.

No quesito gerencial, também é importante haver uma integração que permita que setores administrativos tenham acesso ao que está sendo utilizado em relação aos recursos e insumos, dispensa de medicamentos, entre outros pontos que são centrais na administração das unidades de atendimento.

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Humanização no atendimento

A tecnologia é capaz de facilitar o agendamento de consultas e exames.

Contar com uma plataforma que permita a integração com um aplicativo para marcação de consultas, realizada pelo próprio cidadão, a partir de um aparelho de smartphone, melhora a organização do fluxo de atendimentos.

Evita também a formação de filas e aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Proporciona, assim, mais conforto, humanização e segurança.

Redução de custos

Este é um dos principais pontos. Utilizar uma ferramenta que proporcione a redução de custos é fundamental para uma gestão eficiente.

No SUS, um dos grande desafios é a gestão de recursos e a sua correta distribuição.

A utilização de uma ferramenta de gestão da saúde pública permite uma redução de custos, já que dificulta fraudes e mitiga falhas e erros.

Inovação

Estamos falando de implementar uma solução de gestão da saúde pública. Logo, é a transformação digital que entra em cena. A informatização depende da inovação que as tecnologias emergentes proporcionam. A solução a ser escolhida deve ser inovadora e proporcionar uma gestão eficaz.

Plataforma segura

Todos os dados dos pacientes inseridos através do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), no sistema, devem estar seguros e sob sigilo. Uma plataforma como o Hygia permite que todos as informações estejam em segurança, além de proporcionar mais flexibilidade e agilidade quanto às demandas que surgirem. 

Hygia Agendamentos

O sistema de gestão da saúde pública Hygia conta com uma versão compacta e econômica, voltada ao agendamento de consultas e exames.

Trata-se do Hygia Agendamentos, um módulo que agiliza a marcação de atendimentos médicos nas unidades de saúde da rede pública.

Além disso, o Hygia foi o primeiro sistema integrado ao aplicativo Hora Marcada, desenvolvido pelo Governo de São Paulo.

Através do aplicativo, os cidadãos conseguem agendar as consultas no SUS diretamente de smartphones ou tablets.

O Hygia Agendamentos pode ser integrado ao sistema de gestão de saúde já adotado nas unidades de atendimento de uma prefeitura ou município. Ou seja, não é necessário alterar o sistema utilizado na região.

Também garante que a população tenha acesso ao aplicativo Hora Marcada, em municípios de São Paulo. Assim, as unidades de saúde não precisam investir em rede ou infraestrutura. Todo o processo é feito de forma on-line.

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Sobre o Hygia

O Hygia é um software voltado ao setor público.  Desenvolvido por especialistas, a sua utilização nas unidades básicas de atendimento permite um ganho de produtividade e humanização na oferta de serviços médicos aos pacientes do SUS.

A plataforma possui uma versão completa, o Hygia Full,  que é customizada para atender com eficiência às demandas das prefeituras de grandes cidades, e também uma versão mais compacta desenvolvida para prefeituras de pequenas cidades, com até 100 mil habitantes, o Hygia Lite.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Acesse nosso site e conheça todas as funcionalidades do Hygia!

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