A declaração de conformidade garante que o sistema Hygia pode ser utilizado nas UBSs

O Hygia tem a honra de comunicar aos clientes, colaboradores e parceiros a conquista da Declaração de Conformidade da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS para o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) do Ministério da Saúde. Ele endossa que o software de saúde pode ser utilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde das prefeituras.

O sistema Hygia da Techne, versão 5.65, recebeu a Declaração de Conformidade SBIS-PIUBS-011.

Em todos os segmentos, a tendência para de certificações é cada vez maior. Por isso, o Hygia entende que este é um investimento que traz um diferencial no mercado nacional de sistemas de saúde.

Prover um sistema de gestão em saúde que atenda a população com segurança, qualidade e eficiência é a missão do Hygia.

Para garantir a certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, o Hygia preencheu diversos requisitos indispensáveis para poder ser o software de gestão da saúde utilizado pelas UBS. Veja como foi!

O que é o SBIS-CFM?

SBIS-CFM é a abreviação do programa de certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) em convênio com o Conselho Federal de Medicina (CFM). É um processo de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES).

Por este processo são avaliados os conjuntos completos de subsistemas e componentes que compõem o S-RES. O sistema que deseja obter esse certificado precisa atender a todos os requisitos especificados no Manual de Certificação.

Os requisitos do manual buscam comprovar a existência de um padrão de informação representado por meio da arquitetura de software. Sendo assim, é considerado como essencial para a existência de um Registro Eletrônico de Saúde (RES).

Quem obtém a certificação busca o aperfeiçoamento dos softwares de gestão da saúde. A SBIS está sempre em busca de melhorias e evoluções para a tecnologia do país, aplicada à área da medicina. De modo que os benefícios não atendem somente aos médicos e demais profissionais, mas também aos pacientes.

Garantir a certificação SBIS-CFM é de suma importância para o sistema Hygia. É um reconhecimento técnico que endossa a capacidade de o software otimizar o atendimento a população dos municípios e cidades.

 

A avaliação de conformidade para o PIUBS

De acordo com o site da SBIS, “a informatização da gestão e da assistência é uma realidade crescente na área da saúde brasileira, possibilitando inúmeros benefícios aos profissionais, instituições, órgãos governamentais e, principalmente, aos cidadãos”.

Para ampliar e otimizar a informatização ao nível da Atenção Básica, o Ministério da Saúde, divulgou um edital que visa cadastrar empresas das cinco regiões do Brasil para oferecer suporte de informática, como conectividade e treinamento de equipe. A meta é de que até o final de 2018, 100% das UBS estejam informatizadas.

Dessa maneira é possível estabelecer critério mínimos de qualidade para os sistemas de PEP (Prontuário Eletrônico Médico) utilizados nas UBS. A SBIS em parceria com o Ministério da Saúde definiu um conjunto de requisitos mínimos a serem contemplados pelos sistemas. Do qual a adoção é verificada por meio de processos de avaliação de conformidade da auditoria.

Qual a importância da certificação para o sistema Hygia

O Hygia ajuda muitas unidades de saúde brasileiras a tornar o atendimento mais ágil e organizado.

A conquista é resultado dos investimentos realizados pelo sistema Hygia, a fim de adequar o software aos mais altos padrões de qualidade.

O gerente de produto Marcelo Machado, destaca que “a Declaração de Conformidade dada pela SBIS habilita o Hygia a participar do PIUBS, e também dá ao Gestor Público a tranquilidade de utilizar um sistema seguro, do qual o acesso às informações é completamente auditado e protegido”, afirma.

Atualmente, o Hygia está presente em diversas secretarias de saúde do país, como em Campo Grande – MS, São Bernardo do Campo – SP, e Ribeirão Preto – SP; além de clínicas universitárias da UniCEUB, Unichristus, Uniderp e Uninove.

Caso você deseje conhecer mais sobre o Hygia, peça uma apresentação gratuita e um de nossos consultores entrará em contato.

Categorias: Sem Categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *