Gerenciar unidades de atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma atividade complexa. Porém, contar com o software de saúde Hygia torna os processos mais simplificados, de forma que há redução de custos e maior agilidade e segurança na execução dos processos da instituição.

Os pacientes têm suas expectativas voltadas ao atendimento ágil, eficiente e seguro. Já os profissionais de saúde e gestores, têm suas expectativas voltadas à economia, gestão de leitos, medicamentos e insumos, além da redução de custos.

Neste post, você vai conhecer o software de saúde Hygia, voltado à gestão da saúde pública e conhecer 5 benefícios que o sistema traz para gestores e pacientes.

Continue a leitura!

Conheça o Software de Saúde Hygia

O Hygia é um sistema de gestão da saúde completo desenvolvido para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública.

Além disso, a solução também realiza a informatização de clínicas universitárias, garante eficiência para a gestão da saúde, promove o atendimento humanizado e reduz filas de espera.

O software de saúde Hygia também contribui para o agendamento de exames e consultas, possui integração com o Prontuário Eletrônico Universal, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), módulo para gestão de farmácias, entre outros.

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O sistema possui duas versões. Conheça-as a seguir:

Hygia Lite

A versão Lite foi desenvolvida para prefeituras de cidades com até 100 mil habitantes. Além de promover a informatização de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Hygia Lite está integrado à atenção especializada, farmacêutica e de urgência e emergência.

Também é possível acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), onde todas as informações do estado clínico do paciente e possíveis exames e procedimentos já realizados, são unificados em um único lugar.

Desta forma, o atendimento torna-se mais ágil e econômico para a instituição de saúde já que evita a repetição de exames desnecessários e dispensa de medicamentos de forma descontrolada. Assim, o paciente torna-se o centro do cuidado e recebe assistência de forma segura.

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O software de saúde Hygia, em sua versão lite, dispõe dos seguintes módulos:

  • Ambulatório: Permite a gestão para acolhimento de pacientes ao local de pré-exames.
  • Exames: Módulo voltado à requisição e visualização de resultados
  • Farmácia: Controle e gestão de medicamentos distribuídos para a população
  • Vacinação: Registro de vacinas disponíveis para atender à população
  • Faturamento: Módulo voltado ao controle de recursos financeiros
  • Gestão: Módulo completo para o gestor analisar demandas e status de atendimento
  • e-SUS: Integração ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Entre outros.

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Hygia Full

Já a versão robusta e completa do software de saúde Hygia, reúne todas as funcionalidades de um sistema completo para a gestão da saúde.

Customizada para atender de forma eficiente as demandas das unidades de saúde de grandes cidades, a solução ajuda a garantir uma gestão otimizada e promover o acolhimento humanizado da população.

O Hygia Full é personalizado de acordo com as necessidades específicas das unidades de atendimento dos municípios. A instalação do sistema pode ser realizada tanto on-premise (em servidores ou computadores no local), quanto na nuvem.

Um dos problemas recorrentes em instituições de saúde do SUS é a formação de longas filas para realizar o agendamento de consultas médicas e exames.

O Hygia possui um módulo que agiliza a marcação de atendimentos médicos nas unidades de saúde da rede pública, permitindo maior eficiência e conforto para os pacientes que não precisam deslocar-se até a unidade.

Por meio do aplicativo Hora Marcada, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, os cidadãos conseguem agendar consultas no SUS diretamente de smartphones ou tablets.

O Hygia Agendamentos pode ser integrado ao sistema de gestão de saúde já implementado nas unidades de saúde de uma prefeitura ou município.

Além disso, ele também permite que o usuário tenha acesso ao aplicativo Hora Marcada.

Assim, as instituições de saúde não precisam investir em infraestrutura ou rede. Todo o processo é realizado por meio do celular do próprio paciente.

Confira 5 vantagens do Hygia para instituições e pacientes

1. Tomada de decisão: Através de informações precisas para o cidadão no agendamento de suas consultas e exames e também no atendimento médico em caráter emergencial;

2. Eficiência: Possibilidade de utilização plena dos recursos disponíveis no software de gestão, além de cumprir com as obrigações propostas pelo Ministério da Saúde;

3. Vantagens para a população: Facilidade e agilidade na marcação de atendimentos médicos, redução de espera para encaminhamentos, atendimento humanizado, eficiente, rápido e seguro;

4. Resolutividade: O gestor e profissionais de saúde conseguem conter o agravamento de problemas, além de conhecerem o prontuário global do paciente. Já o cidadão, pode agendar e visualizar consultas e exames no seu smartphone;

5. Economia: Reduz custos de infraestrutura para a instituição e deslocamento de pacientes, além de evitar fraudes e glosas.

Neste artigo você conheceu o software de gestão da saúde, Hygia, além de entender os benefícios de contar com a solução, tanto para as instituições do SUS quanto para os pacientes.

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Anne Coifman

Jornalista de formação, sou apaixonada pela área da saúde pública, possuindo vasta experiência em Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária. Sempre atenta, busco o melhor das informações para proporcionar melhorias na gestão das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

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