Para que a experiência do usuário seja considerada satisfatória em uma unidade de atendimento médico, a utilização de um software para UBS é fundamental.
A ferramenta, além de proporcionar organização e melhorar a experiência do paciente dentro da unidade de saúde, possibilita uma gestão de recursos e insumos mais eficaz. Favorece ainda a humanização do atendimento.
Com o emprego da tecnologia aliada à gestão da saúde pública, as conhecidas filas que os usuários do SUS formam em frente as instituições de saúde são reduzidas expressivamente.
O agendamento de consultas e exames pelo próprio usuário, direto do seu smartphone ou tablet, é possível por meio de um aplicativo como o Hora Marcada.
Neste post, você vai entender como a utilização de um software para UBS é fundamental quando o assunto é a agilidade no atendimento.
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Software para UBS: Saiba a importância de implantá-lo na instituição de saúde
O primeiro passo para que o atendimento ao usuário dos serviços médicos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) seja efetuado com agilidade e eficácia é apostar na implementação de um software de gestão da saúde.
Este tipo de sistema é composto por vários módulos, que permitem uma gestão eficiente de leitos, equipamentos, insumos e medicamentos, além de integração com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A plataforma unifica todos os dados do paciente e o histórico de atendimentos.
Desta forma, a equipe de profissionais de saúde consegue direcionar melhor o acolhimento e torná-lo mais humanizado.
De acordo com o Ministério da Saúde, o protocolo de atendimento humanizado apresenta algumas características, como:
- Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
- Tratamento físico baseado na ética moral;
- Garantia dos direitos do usuário;
- Transmissão de segurança e apoio.
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Como melhorar o processo de agendamento
A transformação digital na saúde tem impactado os usuários do SUS de maneiras diversas.
Com o avanço da tecnologia, a marcação de consultas médicas através de aplicativos tornou-se possível e permitiu maior organização e agilidade nos atendimentos nos locais em que já é aplicada. Na prefeitura de Ribeirão Preto, por exemplo, o aplicativo Hora Marcada, criado pelo governo de São Paulo, foi implantado a partir do nosso software para gestão da saúde, o Hygia.
Como apontamos, a implementação de um software de gestão é de extrema importância para que a unidade de atendimento médico possa agilizar e organizar o fluxo de trabalho.
O agendamento de consultas de forma on-line é prático e econômico.
As despesas com a contratação de funcionários no setor de call center e, também, com a infraestrutura para realização das ligações são reduzidas consideravelmente.
Com o cotidiano e disponibilidade de tantas informações, pode acontecer de o paciente esquecer daquela consulta agendada há algum tempo.
Por isso, a tecnologia na saúde é grande aliada neste momento, visto que mensagens e notificações de push podem ser utilizados como lembretes.
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Escolha o software certo
O Hygia é um software voltado ao setor público. Desenvolvido por especialistas, a sua utilização nas Unidades Básicas de Atendimento permite um ganho de produtividade e humanização na oferta de serviços médicos aos pacientes do SUS.
A plataforma possui uma versão completa, o Hygia Full, que é customizada para atender com eficiência às demandas das prefeituras de grandes cidades, e também uma versão mais compacta desenvolvida para prefeituras de pequenas cidades, com até 100 mil habitantes, o Hygia Lite.
O sistema conta ainda com uma integração com o aplicativo Hora Marcada, que permite o agendamento remoto de consultas por municípios do Estado de São Paulo.
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Neste artigo você entendeu a importância de utilizar um software para UBS e, a partir da informatização da saúde, promover uma gestão eficiente e atendimento humanizado com a agilidade na marcação de consultas e exames.
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