Para que a experiência do usuário seja considerada satisfatória em uma unidade de atendimento médico, a utilização de um software para UBS é fundamental.

A ferramenta, além de proporcionar organização e melhorar a experiência do paciente dentro da unidade de saúde, possibilita uma gestão de recursos e insumos mais eficaz. Favorece ainda a humanização do atendimento.

Com o emprego da tecnologia aliada à gestão da saúde pública, as conhecidas filas que os usuários do SUS formam em frente as instituições de saúde são reduzidas expressivamente.

O agendamento de consultas e exames pelo próprio usuário, direto do seu smartphone ou tablet, é possível por meio de um aplicativo como o Hora Marcada.

Neste post, você vai entender como a utilização de um software para UBS é fundamental quando o assunto é a agilidade no atendimento.

Continue a leitura!

Software para UBS: Saiba a importância de implantá-lo na instituição de saúde

O primeiro passo para que o atendimento ao usuário dos serviços médicos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) seja efetuado com agilidade e eficácia é apostar na implementação de um software de gestão da saúde.

Este tipo de sistema é composto por vários módulos, que permitem uma gestão eficiente de leitos, equipamentos, insumos e medicamentos, além de integração com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A plataforma unifica todos os dados do paciente e o histórico de atendimentos.

Desta forma, a equipe de profissionais de saúde consegue direcionar melhor o acolhimento e torná-lo mais humanizado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o protocolo de atendimento humanizado apresenta algumas características, como:

  • Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
  • Tratamento físico baseado na ética moral;
  • Garantia dos direitos do usuário;
  • Transmissão de segurança e apoio.

Leia também: Hospitais de campanha: Como soluções de tecnologia facilitam a gestão?

Software para UBS

Como melhorar o processo de agendamento

A transformação digital na saúde tem impactado os usuários do SUS de maneiras diversas.

Com o avanço da tecnologia, a marcação de consultas médicas através de aplicativos tornou-se possível e permitiu maior organização e agilidade nos atendimentos nos locais em que já é aplicada. Na prefeitura de Ribeirão Preto, por exemplo, o aplicativo Hora Marcada, criado pelo governo de São Paulo, foi implantado a partir do nosso software para gestão da saúde, o Hygia.

Como apontamos, a implementação de um software de gestão é de extrema importância para que a unidade de atendimento médico possa agilizar e organizar o fluxo de trabalho.

O agendamento de consultas de forma on-line é prático e econômico.

As despesas com a contratação de funcionários no setor de call center e, também, com a infraestrutura para realização das ligações são reduzidas consideravelmente.

Com o cotidiano e disponibilidade de tantas informações, pode acontecer de o paciente esquecer daquela consulta agendada há algum tempo.

Por isso, a tecnologia na saúde é grande aliada neste momento, visto que mensagens e notificações de push podem ser utilizados como lembretes.

Leia também: Sistema de Prontuário Eletrônico: Entenda sua importância na pandemia!

Escolha o software certo

O Hygia é um software voltado ao setor público.  Desenvolvido por especialistas, a sua utilização nas Unidades Básicas de Atendimento permite um ganho de produtividade e humanização na oferta de serviços médicos aos pacientes do SUS.

A plataforma possui uma versão completa, o Hygia Full,  que é customizada para atender com eficiência às demandas das prefeituras de grandes cidades, e também uma versão mais compacta desenvolvida para prefeituras de pequenas cidades, com até 100 mil habitantes, o Hygia Lite.

O sistema conta ainda com uma integração com o aplicativo Hora Marcada, que permite o agendamento remoto de consultas por municípios do Estado de São Paulo.

Leia também: Gestão de leitos: Saiba como otimizar o processo!

Neste artigo você entendeu a importância de utilizar um software para UBS e, a partir da informatização da saúde, promover uma gestão eficiente e atendimento humanizado com a agilidade na marcação de consultas e exames.

Acesse o nosso site e conheça o Hygia, software de gestão da saúde!

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Anne Coifman

Jornalista de formação, sou apaixonada pela área da saúde pública, possuindo vasta experiência em Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária. Sempre atenta, busco o melhor das informações para proporcionar melhorias na gestão das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *