A tecnologia na saúde está prestes a transformar o modo como os pacientes são tratados

Faz alguns anos que o avanço da tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com ela – em especial pelos dispositivos móveis.

Para ouvir música, era necessário o CD e um aparelho que reproduzisse o áudio. Para assistir filmes, era necessário sair de casa, ir à locadora e alugar um – e torcer para o título escolhido estar disponível.

Hoje em dia, tudo é feito por meio de aplicativos – que em pouco tempo chegou também aos serviços médicos. Agora tudo é feito por meio de aplicativos, ouvir músicas, assistir filmes, realizar agendamentos e até ler – se você estiver lendo este artigo do seu smartphone, você o acessou por meio de um aplicativo.

A tecnologia na saúde está prestes a se tornar revolucionária. Hoje em dia, os cidadãos podem agendar as consultas diretamente pelo celular, consultar resultados de exames, ver as atividades físicas realizadas, entre outros.

O poder da tecnologia na saúde está prestes a mudar a assistência médica como a conhecemos, para transformar o modo como os pacientes serão tratados nos hospitais. Neste post, saiba quais são as propostas de tecnologia que estão presentes nas unidades de atendimento para a população e o que pode-se esperar para o futuro.

O avanço da tecnologia na saúde

O Avanço da Tecnologia na Saúde

Dizer que a tecnologia está cada vez mais avançada é um assunto antigo e que todos já sabem, afinal diariamente algo novo surge para revolucionar.

Atualmente, qualquer pessoa pode monitorar sua saúde por meio de aplicativos que contabilizam coisas básicas, como frequência de batimentos cardíacos, quantidade de passos, velocidade média de caminhada e corrida, monitoramento de ganho e perda de peso, entre outras atividades.

Uma das melhorias que a tecnologia na saúde trouxe para médicos e pacientes está relacionado à realização de exames, procedimentos e resultados, estão mais simples, rápidos e seguros do que antes.

Um exemplo do que passou por um avanço da tecnologia e ajudou muito foi a criação do prontuário médico eletrônico. Antigamente era comum que os médicos realizem anotações de modo manual. Qual o problema? A famosa “letra de médico”, uma barreira para o paciente e outros médicos que precisavam dar continuidade ao tratamento do paciente com medicação.

E isso é apenas um dos tantos procedimentos que a tecnologia trouxe para a área da saúde. Nos próximos tópicos vamos explorar como a tecnologia é aplicada atualmente e o que os futurólogos esperam que aconteça nos próximos anos.

tecnologia na saúde com médico no tablet

Como a Tecnologia na Saúde é Aplicada Atualmente

Certamente não podemos negar que vivemos na era da tecnologia e com isso diversos benefícios surgiram para a área de saúde – grande parte do progresso recente que acontece no campo da medicina se deve justamente à inovação tecnológica.

O impacto da tecnologia na saúde inclui três áreas principais:

1) qualidade de vida humana

2) empregos na área de saúde

3) economia mundial.

Como novos investimentos continuam a alimentar o setor privado e público, podemos estar certos de que o interesse pela inovação médica não está diminuindo.

Entre as vantagens da tecnologia na área da saúde também podemos contar o declínio nos casos de morte evitáveis, juntamente com uma melhora geral do bem-estar do paciente. O tratamento e o tempo de recuperação foram reduzidos significativamente. Paralelamente, não podemos esquecer o surgimento de novas carreiras e vagas de emprego no setor.

Além disso, diversos procedimentos médicos e cirúrgicos puderam ser atualizados e já estar em inovação aqui no Brasil, como:

  • Cirurgia 3D.
  • Exames.
  • Diagnósticos.
  • Biomodelos em 3D.
  • Atendimento e acolhimento ágil.
  • Controle de fluxo.

futuro da tecnologia na saúde

O que se Espera da Tecnologia na Saúde no Futuro

Pode parecer um filme de ficção científica, mas não é. Se a tecnologia na saúde já se mostra avançada para os dias de hoje, o futuro dela será ainda mais digital e robótico. Veja abaixo o que alguns futurólogos esperam da tecnologia na saúde para os próximos anos.

medicina robótica

Médicos robôs

Os cirurgiões humanos não serão extintos, apenas farão a supervisão dos robôs enquanto realizam algum tipo de procedimento médico e possam intervir caso a máquina falhe. Os robôs poderão realizar cirurgias delicadas e que exigem atenção detalhada.

Realidade Aumentada

Não apenas mexeu com a imaginação dos fãs de ficção científica, mas também pesquisadores clínicos e médicos da vida real. Como médico, você poderá ajudar na sala de operações sem precisar levantar um bisturi. Se você é um estudante de medicina, você poderá estudar o corpo humano mais de perto e se preparar melhor para cirurgias da vida real.

biochips

Biochips – Implantação de chips em seres humanos

A especulação sobre biochips já acontece há alguns anos. Com o avanço da tecnologia ele pode surgir em breve. Os biochips são pequenas placas magnéticas posicionadas debaixo da pele. Por meio de um aplicativo seria possível realizar diversas ações, como monitorar a taxa de glicose, colesterol, glóbulos brancos e vermelhos, frequência cardíaca, oxigênio etc.

Estamos caminhando para um futuro cada vez mais robótico e tecnológico para a área da saúde. Diga nos comentários qual sua aposta para o futuro da medicina, adoraremos saber! Até a próxima!

Categorias: Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *