As novas tecnologias aplicadas à saúde têm crescido constantemente, e os impactos podem ser observados dentro e fora dos consultórios.
Dispositivos médicos, aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais fazem parte deste cenário, que reflete na prevenção, diagnóstico e forma como os médicos se relacionam com os pacientes.
Entenda, a seguir, como o avanço da tecnologia contribui para o diagnóstico das doenças e o seu auxílio na promoção da qualidade de vida!
Índice
Tecnologias aplicadas à saúde: Cuidados transformados pela era digital
Com o passar dos anos e a evolução das novas tecnologias, o acompanhamento da saúde passou a ser realizado de forma mais prática e ágil.
Foi-se o tempo em que era necessário marcar uma consulta médica apenas para aferir sinais vitais e checar se havia alguma alteração.
A chegada da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) permitiu a integração de dispositivos como smartphones, com aplicativos voltados à saúde e qualidade de vida, e smartwatches (relógios inteligentes) no dia a dia das pessoas.
Aferir batimentos cardíacos ou realizar procedimentos como eletrocardiograma e exame de ultrassonografia por meio destes aparelhos não só se tornou possível, como também algo absolutamente comum.
Estas tecnologias já fazem parte do nosso cotidiano e interferem positivamente no modo como a medicina é aplicada. Podem, por exemplo, ajudar a agilizar o atendimento médico em caso de emergência.
Uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), aponta que 91% dos hospitais no país têm acesso à internet.
Leia também: Saúde em 2020: Confira as tendências para o setor
Conheça os benefícios das tecnologias aplicadas à saúde!
A presença das tecnologias aplicadas à saúde não se restringe apenas aos dispositivos eletrônicos presentes nos consultórios médicos, clínicas e laboratórios.
O objetivo da aliança da prática médica com as novas tecnologias é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.
Leia mais: Cloud Computing: como aplicar a computação em nuvem na área da saúde?
Os procedimentos de saúde, de modo geral, tornaram-se mais rápidos, simplificados e seguros.
Podemos destacar outros dois pontos positivos que a novas tecnologias aplicadas à saúde trouxeram:
- Diagnósticos realizados com mais precisão;
- Velocidade na entrega dos resultados.
Já quando falamos em prevenção, a tecnologia possibilita a realização de diversos procedimentos diagnósticos sem necessidade de intervenções dolorosas ou desconfortáveis. Exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada são exemplos disso.
Leia mais: Health Analytics: Como as análises de dados influenciam a Saúde Pública
Sistema de gestão da saúde e as novas tecnologias
Contar com um bom sistema de gestão da saúde é imprescindível para um gerenciamento eficiente da unidade de saúde, seja uma UBS, uma policlínica ou um hospital universitário.
O software de gestão otimiza e organiza o fluxo de trabalho e promove um atendimento humanizado com a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que, além de reunir as informações do estado clínico do paciente, também permite a consulta por uma equipe multidisciplinar que o acompanha.
Você conhece o Hygia?
Desenvolvido para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública, o software de gestão da saúde Hygia é indicado para a promoção de:
- Eficiência – Com a otimização dos recursos disponíveis em unidades de saúde;
- Menos Espera – Organização e redução de filas para agilizar atendimentos a pacientes;
- Melhor avaliação dos pacientes – através do prontuário eletrônico;
- Tomada de Decisão – Integração de informações para agilizar tomada de decisão.
O Hygia possui três versões, que atendem a diferentes necessidades de gestão da saúde.
Hygia Lite
É a versão do sistema desenvolvida para prefeituras de cidades com até 100 mil habitantes.
Além de promover a informatização de UBSs, está integrada à atenção especializada, farmacêutica e de urgência/emergência.
Hygia Full
O Hygia Full reúne todas as funcionalidades de um software robusto para a gestão da saúde.
Esta versão da solução é voltada para atender com eficiência as demandas das unidades de saúde presentes em grandes prefeituras.
Hygia Universidades
Com este módulo, é possível controlar os fluxos de atendimento, administrar recursos e gerir com mais eficiência unidades que acolhem uma parcela significativa da população – as clínicas universitárias.
Leia mais: Hora Marcada: Facilite o agendamento de consultas em seu município
Gostou deste artigo? Fique por dentro de tudo o que acontece no setor da saúde, continue nos acompanhando!