As novas tecnologias aplicadas à saúde têm crescido constantemente, e os impactos podem ser observados dentro e fora dos consultórios.

Dispositivos médicos, aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais fazem parte deste cenário, que reflete na prevenção, diagnóstico e forma como os médicos se relacionam com os pacientes.

Entenda, a seguir, como o avanço da tecnologia contribui para o diagnóstico das doenças e o seu auxílio na promoção da qualidade de vida!

Tecnologias aplicadas à saúde: Cuidados transformados pela era digital

Com o passar dos anos e a evolução das novas tecnologias, o acompanhamento da saúde passou a ser realizado de forma mais prática e ágil.

Foi-se o tempo em que era necessário marcar uma consulta médica apenas para aferir sinais vitais e checar se havia alguma alteração.

A chegada da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) permitiu a integração de dispositivos como smartphones, com aplicativos voltados à saúde e qualidade de vida, e smartwatches (relógios inteligentes) no dia a dia das pessoas.

Aferir batimentos cardíacos ou realizar procedimentos como eletrocardiograma e exame de ultrassonografia por meio destes aparelhos não só se tornou possível, como também algo absolutamente comum.

Estas tecnologias já fazem parte do nosso cotidiano e interferem positivamente no modo como a medicina é aplicada. Podem, por exemplo, ajudar a agilizar o atendimento médico em caso de emergência.

Uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), aponta  que 91% dos hospitais no país têm acesso à internet.

Leia também: Saúde em 2020: Confira as tendências para o setor

Novas tecnologias x medicina diagnóstica

Conheça os benefícios das tecnologias aplicadas à saúde!

A presença das tecnologias aplicadas à saúde não se restringe apenas aos dispositivos eletrônicos presentes nos consultórios médicos, clínicas e laboratórios.

O objetivo da aliança da prática médica com as novas tecnologias é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.

Leia mais: Cloud Computing: como aplicar a computação em nuvem na área da saúde?

Os procedimentos de saúde, de modo geral, tornaram-se mais rápidos, simplificados e seguros.

Podemos destacar outros dois pontos positivos que a novas tecnologias aplicadas à saúde trouxeram:

  • Diagnósticos realizados com mais precisão;
  • Velocidade na entrega dos resultados.

Já quando falamos em prevenção, a tecnologia possibilita a realização de diversos procedimentos diagnósticos sem necessidade de intervenções dolorosas ou desconfortáveis. Exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada são exemplos disso.

Leia mais: Health Analytics: Como as análises de dados influenciam a Saúde Pública

Sistema de gestão da saúde e as novas tecnologias

Contar com um bom sistema de gestão da saúde é imprescindível para um gerenciamento eficiente da unidade de saúde, seja uma UBS, uma policlínica ou um hospital universitário.

O software de gestão otimiza e organiza o fluxo de trabalho e promove um atendimento humanizado com a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que, além de reunir as informações do estado clínico do paciente, também permite a consulta por uma equipe multidisciplinar que o acompanha.

Você conhece o Hygia?

Desenvolvido para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública, o software de gestão da saúde Hygia é indicado para a promoção de:

  • Eficiência – Com a otimização dos recursos disponíveis em unidades de saúde;
  • Menos Espera – Organização e redução de filas para agilizar atendimentos a pacientes;
  • Melhor avaliação dos pacientes – através do prontuário eletrônico;
  • Tomada de Decisão – Integração de informações para agilizar tomada de decisão.

O Hygia possui três versões, que atendem a diferentes necessidades de gestão da saúde.

Hygia Lite

É a versão do sistema desenvolvida para prefeituras de cidades com até 100 mil habitantes.

Além de promover a informatização de UBSs, está integrada à atenção especializada, farmacêutica e de urgência/emergência.

Hygia Full

O Hygia Full reúne todas as funcionalidades de um software robusto para a gestão da saúde.

Esta versão da solução é voltada para atender com eficiência as demandas das unidades de saúde presentes em grandes prefeituras.

Hygia Universidades

Com este módulo, é possível controlar os fluxos de atendimento, administrar recursos e gerir com mais eficiência unidades que acolhem uma parcela significativa da população – as clínicas universitárias.

Leia mais: Hora Marcada: Facilite o agendamento de consultas em seu município

Gostou deste artigo?  Fique por dentro de tudo o que acontece no setor da saúde, continue nos acompanhando!

 

 

 

 

 

 

 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Anne Coifman

Jornalista de formação, sou apaixonada pela área da saúde pública, possuindo vasta experiência em Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária. Sempre atenta, busco o melhor das informações para proporcionar melhorias na gestão das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *