Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

A ciência que estuda a medição é conhecida como metrologia e pode ser utilizada por diversos segmentos. Na saúde, podemos citar como exemplo os ajustes necessários nos equipamentos de diagnóstico, o controle das condições ideais de temperatura para conservação de medicamentos, além da dosagem de substâncias para produção de remédios no laboratório e aplicação de anestésicos em pacientes. 

Alguns remédios precisam ser armazenados em certa temperatura para que não percam a eficácia. Imunizantes, como a vacina, possuem especificidades únicas que devem ser seguidas desde o transporte até o armazenamento e aplicação. Por isso, também, a importância da organização das geladeiras para evitar perdas ou ineficiência.   

Acompanhe o artigo e entenda a importância da metrologia na saúde! 

 

Metrologia: como surgiu? 

A metrologia é uma ferramenta importante para os diversos segmentos em que é utilizada. O surgimento dessa ciência é de muito tempo atrás, e a primeira menção no país é da data de 1532, nos mercados locais, pesos e medidas no Brasil colônia.  

A necessidade de medir as coisas fez com que fossem criadas as unidades de medida, de acordo com cada segmento e região do mundo. Desse modo, a metrologia pode ser definida como, a adequação ao padrão e unidades de medida requeridas em cada situação.  

Na saúde, ela é eficiente, como dito anteriormente, para que os profissionais do setor tenham acesso à garantia do cuidado com medicamentos e diagnósticos mais assertivos.  

 

Quais os principais impactos da metrologia na saúde e onde é mais utilizada?

Na medicina moderna, a Engenharia Clínica é a área responsável por lidar com a análise e estudo teórico e prático da medição. O que não deixa dúvida é o impacto direto que a metrologia tem na saúde.  

Não possuir exatidão no mercado, deixa os profissionais trabalharem sem um norteamento para prestar o melhor atendimento, além de colocar em risco a vida dos pacientes que necessitam de cuidados.  

A metrologia é utilizada na:

  • Medição de temperatura corporal; 
  • Geladeira de vacinas; 
  • Produção na indústria farmacêutica; 
  • Aferimento de pressão; 
  • Nível de saturação de oxigênio; 
  • Radiação; 
  • Desenvolvimento de procedimentos e tratamentos; 
  • Diagnóstico de pacientes. 

E muito mais!

A metrologia na saúde impacta diretamente na confiabilidade da eficácia de tratamentos, resultados laboratoriais e eficácia de equipamentos.  

Os impactos da ciência da medição são tão grandes que, uma simples dosagem incorreta para dor de cabeça pode gerar diversos problemas em consequência disso. Esse aspecto também é válido para os farmacêuticos, que trabalham na indústria de produção.   

Para minimizar esses riscos, a validação de processos e a calibração são essenciais para garantir avaliações metrológicas adequadas.  

 

Metrologia na saúde: principais tendências

Neste artigo, você conheceu a importância da metrologia para a área da saúde, além do surgimento do conceito e os principais impactos no segmento.  

A ciência da medição é um ponto muito importante para a tomada de decisão diária de profissionais da saúde. Por isso, não é exagero afirmar que o processo é fundamental para a área.  

Como tendências, podemos citar a Internet das Coisas ou Internet of Things, em inglês (IoT), que possibilita o controle de temperaturas à distância, um passo essencial para os tempos de telemedicina.

Além da IoT, podemos citar a cloud computing (computação em nuvem), tecnologia que proporciona a captura e registro de informações importantes, que podem ser acessadas em qualquer lugar, por meio da conectividade a um sistema, por exemplo.

É fato que a tecnologia é indispensável para a gestão de saúde. O Hygia, por exemplo, é um sistema de gestão de saúde pública, que soluciona e realiza a redução filas de espera, integra informações e as unidades de saúde da rede pública, e também informatiza clínicas universitárias.  

Para saber mais informações sobre a tecnologia e a gestão de saúde, não deixe de acompanhar os nossos artigos! 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *