Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Talvez, já tenha se deparado com o termo “humanização da saúde” por aí. Mas você sabe do que se trata e como a tecnologia pode ajudar nesse processo? O tema é recorrente, e a necessidade de evolução, é constante.

Melhorar a relação e o atendimento aos pacientes, não é algo exclusivo da iniciativa privada ou pública. Neste cenário, é necessário repensar o dia a dia dessas instituições de saúde. 

O debate acerca do assunto tem ganhado cada vez mais força e a adoção de novos procedimentos técnicos e políticas públicas são passos rumo a uma saúde mais humanizada. 

Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ajudar a ampliar a humanização da saúde no SUS. 

O que é humanização na saúde? 

A humanização na saúde é uma junção de ferramentas e ações, que entregam mais eficácia no atendimento médico, contribuindo para melhorias de qualidade no serviço prestado aos pacientes e na otimização de rotinas das equipes de saúde. 

A proposta é um atendimento focado no relacionamento com o paciente, por meio da modificação das frentes de atuação e formas de realizar o manejo das atividades diárias realizadas pelos profissionais.

Em situações de risco à saúde, o paciente passa por momentos de fragilidade emocional. O apoio da equipe e o tratamento recebido, é de grande diferença positiva na jornada do paciente.  

A humanização passa por todas as fases de um atendimento hospitalar: SAC, enfermaria, emergência, farmácia e internações. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Humanização (PNH) atua nessa frente. A PNH foi lançada em 2003 e busca colocar em prática os princípios do SUS nas atividades cotidianas dos serviços na área da saúde. 

O intuito é espalhar a inovação, por meio de equipes regionais que se organizam para construir, de forma compartilhada, planos de ações. 

A PNH, também é conhecida como HumanizaSUS. A inclusão dos trabalhadores de saúde pública nos processos de gestão é uma das principais preocupações da iniciativa, pois, dessa forma, é acreditado que eles são parte ativa da transformação das melhorias e mudanças do serviço prestado para a população.

Confira as principais diretrizes da PNH:

  • Acolhimento; 
  • Gestão participativa e cogestão; 
  • Ambiência; 
  • Clínica ampliada e compartilhada; 
  • Valorização do trabalhador; 
  • Defesa dos direitos dos usuários.

Para entender mais sobre a política, acesse a página disponibilizada pelo Governo Federal. 

Como a tecnologia pode ajudar na humanização da saúde? 

Depois de todas essas informações, você deve estar se perguntando: “E como a tecnologia ajuda na humanização da saúde?”. Apesar de dar impressão de distanciamento, a tecnologia promove conectividade e agilidade no mercado de saúde.  

A tecnologia é extremamente importante para a relação profissional da saúde e paciente, pois traz diversos benefícios para ambas as partes.

Confira, logo abaixo, as vantagens trazidas:

Informações estruturadas

Se antes a equipe tinha que lidar com mais e mais papelada, nos dias atuais, as informações podem ser digitalizadas e facilmente acessadas. Um exemplo, é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que permite a obtenção de dados valiosos do paciente com poucos cliques.

Leia também: Prontuário Eletrônico do Paciente: entenda como escolher o melhor sistema 

Redução de filas

Um dos maiores ganhos da aplicação da tecnologia no dia a dia da área é uma melhor organização do atendimento. O agendamento de consulta ajuda na redução do tempo de espera, o que resulta em uma maior satisfação do atendimento.

No sistema de saúde pública, as movimentações com essa finalidade são muito importantes! O gerenciamento do fluxo de pacientes é uma das soluções entregues pelas inovações tecnológicas disponibilizadas pelo mercado. 

Sistemas como o Hygia, na modalidade Hygia Agendamentos, controlam e reduzem o tempo de espera.

Saiba mais: Redução no tempo de espera dos pacientes: Confira 3 dicas!

Melhores tomadas de decisões 

Com a integração de informações, é possível analisar de forma mais rápida e clara alguns dados que são essenciais na tomada de decisões. O Hygia integra, há 30 anos, unidades de saúde da rede pública.  

A integração promove um atendimento mais humanizado, por meio da automatização de processos e facilitadores de gestão, como o de farmácias, onde é realizado um controle mais adequado em caso de grande número de usuários. 

Relacionamento com o paciente 

Quando a tecnologia é bem aplicada, ela deixa de ser um simples aspecto técnico e passa a ser uma facilitadora do relacionamento com os usuários do sistema de saúde. Isso também está relacionado com possibilidades básicas, como agendar ou desmarcar uma consulta pelo celular.  

Tudo isso faz com que a experiência seja outra, o que molda as realidades de ambos os lados: equipe de saúde e pacientes.  

 

Tecnologia na saúde: uma facilitadora da humanização dos atendimentos 

Neste artigo, você conheceu a relação da tecnologia com a humanização da saúde, além de ter conferido a definição do conceito e iniciativa do SUS relacionada a esse tema.

Com os pontos apresentados, ficou claro que a digitalização pode caminhar de mãos dadas com a humanização da saúde, de modo a ser uma facilitadora da gestão, seja pública ou privada.  

O Hygia é uma solução madura no mercado, que oferece modalidades para prefeituras pequenas e grandes, além de informatização para clínicas universitárias.  

Para ficar por dentro de assuntos relacionados à gestão de saúde e tecnologia, não deixe de conferir outros artigos do nosso blog 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *