Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Com a utilização cada vez maior de smartphones no dia a dia, os lembretes de consultas e exames por meio de mensagens se tornou comum quando mencionamos as rotinas médicas. 

A ferramenta é um passo dentro do processo de humanização da saúde e da boa relação entre profissional da saúde e paciente. Dentro da iniciativa privada, ela também pode ser vista como uma forma de diminuir as faltas dos pacientes, de modo a melhorar o comprometimento e fidelização.  

Siga com a leitura e saiba como o lembrete de consultas e exames médicos pode ser configurado e otimiza a rotina na saúde.  

Por que utilizar o lembrete de consultas médicas?

A relação do médico com o paciente e a humanização da saúde são desafios, seja para o setor público ou privado. Assim, estreitar laços e ter uma relação de maior atenção é de extrema importância, seja qual for o grau de necessidade de assistência.  

Devido a rotina exaustiva do segmento da saúde, às vezes, fica em segundo plano a construção de relacionamento com o paciente. Com isso, questões como o absenteísmo do paciente ou até mesmo, a desistência do acompanhamento, podem ser resultados negativos.  

Para solucionar essa problemática, a automação de mensagens e confirmação de consultas e exames são soluções digitais eficientes para aproximar o paciente da unidade de saúde e melhorar a jornada.  

Além disso, a automação do lembrete de consultas e exames médicos auxilia os profissionais na otimização do fluxo de trabalho. Ao obter uma solução como esta, menos ações manuais são necessárias ao longo do dia, o que permite que o foco seja destinado para outras tarefas.  

Procure por um sistema de gestão de saúde

Para resolver alguns dos maiores desafios da gestão de saúde, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é a aplicação indicada. O sistema de gestão de saúde entrega algumas funcionalidades que permitem que diversas etapas, como a confirmação e lembrete de consultas, sejam automatizadas.  

Para muito além de somente lembretes, o ERP oferece algumas outras funcionalidades, como:  

  • O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) – com o PEP, os documentos relacionados ao atendimento do paciente são digitalizados e informações importantes podem ser acessadas com alguns cliques. 
  • Gestão de medicamentos – no caso da iniciativa pública, todo o processo de compra e distribuição de medicamentos é acompanhado. 
  • Agendamento on-line de consultas e exames – como um dos módulos, o ERP oferece aos profissionais e pacientes, a agenda de consultas e exames pelos smartphones e computadores. 
  • Gestão de vacinação – a vacinação também pode ser controlada pelo sistema, que reúne informações sobre doses disponíveis e aplicadas.  

Os recursos mencionados e outras funcionalidades existentes agilizam e otimizam a gestão da saúde, trazendo benefícios não só para os profissionais da saúde e gestores, mas também para pacientes, que tem a jornada do paciente facilitada e com atendimento melhorado. 

Lembrete de consultas: como funciona?

O lembrete de consultas pode ser configurado pela própria empresa responsável pelo ERP contratado. Ainda existe a possibilidade de adquirir esse módulo ou serviço e integrá-lo em sua solução para gestão de saúde.  

As notificações de lembretes de consultas e exames, nada mais são do que as mensagens enviadas por SMS ou via WhatsApp, que recebemos antes de um compromisso médico.  

As mensagens auxiliam o paciente a se lembrar do agendamento, visto que no dia a dia, todos possuem muitas tarefas que acabam deixando a rotina cheia. Com o lembrete, é possível confirmar ou reagendar a obrigação para que ninguém tenha a agenda prejudicada. 

Ele ainda é essencial para evitar, também, os esquecimentos. Muitas consultas e exames são marcados com muita antecedência, o que proporciona um ambiente propício para marcar até mesmo outra atividade no mesmo horário.  

O Hygia, por exemplo, oferece o lembrete de consultas e exames por SMS. Assim, o paciente pode se organizar para comparecer na unidade de saúde onde foi feito o agendamento e não perder a oportunidade de iniciar ou continuar o tratamento. 

Tecnologia como auxílio no relacionamento entre médicos e pacientes

Ao longo deste artigo, percebemos que a tecnologia auxilia os profissionais da saúde e pacientes a terem uma relação mais próxima e duradoura. Além do lembrete de consulta, existem outras inúmeras soluções digitais capazes de otimizar o dia a dia da gestão de saúde, seja ela pública ou privada.  

Gostou de saber mais sobre a utilização da tecnologia para melhoria do relacionamento entre médicos e pacientes? Leia outros artigos do nosso blog e se atualize sobre outros assuntos relacionados. 

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