O 5G já está chegando nas principais capitais brasileiras. Com a nova tecnologia, a combinação do 5G e saúde pode render benefícios para o setor, que cada vez mais implementa inovações tecnológicas para melhorar a jornada do paciente e resultados dos serviços prestados.  

Como em qualquer outra novidade, as especulações giram em torno de melhorias em larga escala, tanto no âmbito social quanto econômico. 

A previsão é que um dos reflexos da 5G no Brasil seja o incremento da experiência do paciente, devido a agilidade na navegabilidade. Questões como atendimentos por telemedicina e a prática da telesaúde, devem ser beneficiadas. 

A perspectiva mundial é de que até 2025, 30% das assinaturas móveis sejam 5G. Quer entender melhor sobre os impactos da 5G no setor de saúde? 

Continue a leitura! 

O que é 5G e como a saúde tem sido impactada pela digitalização

A tecnologia 5G é a sucessora do 4G, sendo a quinta geração de internet móvel sem fio. Um levantamento realizado pela BenCorp, mostra que em 2021, o segmento de saúde digital movimentou US$344 milhões, registrando um crescimento de 329% por ano.  

Com números tão expressivos, não dá para duvidar do impacto direto da nova geração 5G na saúde. Porém, vale também, dar dois passos para trás e relembrar as gerações antecessoras, como a 3G e 4G.  

A 3G surgiu juntamente a utilização dos smartphones, o que melhorou a conectividade das pessoas, por meio do uso de aplicativos para diversas finalidades. O grande marco da tecnologia foi resolver coisas pelo celular, que antes só poderiam ser feitas pessoalmente ou por telefonema.  

Já na 4G, que ainda é a realidade da maioria dos brasileiros, tudo se tornou mais acessível por meio da maior velocidade de transmissão de dados, possibilitando a comunicação mais fluida, por chamadas de vídeo, áudio, pagamentos ágeis e muitas outras coisas que facilitaram a vida de todos os usuários.  

Na pandemia, percebemos a força e impacto da internet no dia a dia, afinal, a proximidade entre pessoas só era possível de modo on-line. A saúde, por exemplo, se beneficiou e viu expandir a ideia da telemedicina. Diversos atendimentos foram feitos à distância e a tendência é que isso perdure, mesmo sem distanciamento social. 

Vantagens da utilização do 5G na saúde

Os avanços da tecnologia na saúde, como a utilização de inteligência artificial (IA) em diversos processos, mostram que a implementação é um caminho sem volta. Com a chegada do 5G no Brasil e avanço dessa nova geração pelo mundo, pode-se esperar uma sociedade cada vez mais conectada, o que tende a gerar inovações nos diversos setores da economia.  

Na área da saúde, o desenvolvimento e transformação pela 5G devem gerar impactos positivos em diversas esferas.  

Confira algumas áreas que devem se beneficiar.  

IoMT

A sigla IoMT significa Internet das Coisas Médicas, uma revolução do conceito IoT (Internet das Coisas), que define o desenvolvimento e os dispositivos conectados à internet. No caso da IoMT, a ideia é utilizar essa conexão e aplicá-la no setor da saúde, utilizando a geração de dados no suporte à vida do paciente e assistência aos equipamentos médicos.  

Com a maior conectividade trazida pela 5G, a performance das áreas afetadas pela IoMT tende a ser melhorada, com a troca de dados e captação em tempo real.  

Telemedicina

A telemedicina é outro ponto que deve ter melhorias, devido à velocidade da nova geração. Assim, o acesso remoto a profissionais de saúde será facilitado, seja em qualquer lugar onde o paciente esteja.  

As vantagens devem ser sentidas por médicos e pacientes, que não necessitarão percorrer longas distâncias para consultas, além da melhoria na qualidade técnica, como de vídeo e áudio. 

Robótica

A utilização de robôs em cirurgias já é algo possível, porém, somente com a presença do cirurgião na sala. Com mais conectividade, essa realidade tende a ser ainda mais melhorada, pela possibilidade de um acompanhamento remoto do profissional.  

Algumas pessoas consideram a robótica em cirurgias algo arriscado, por depender da internet. Entretanto, com uma maior agilidade de navegação, a robótica caminha para ser uma realidade cada vez mais palpável no dia a dia da saúde. 

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A força da conectividade também será uma grande aliada a utilização da realidade virtual e realidade aumentada. Uma maior conexão entre dispositivos ajudará a oferecer treinamentos a cirurgiões, por exemplo, mesmo à distância.  

5G e a saúde pública

Neste artigo, você conheceu algumas das vantagens que a chegada do 5G deve trazer para a saúde. Focamos em alguns grandes feitos, no entanto, ocasiões mais simples, como o acesso a uma aplicação para marcar consultas e exames, também deverão ser facilitadas.  

Assim, de passo a passo, a jornada do paciente tende a se tornar cada vez mais digital, ágil e conectada em tempo real.  

Gostou do assunto e quer ler mais artigos sobre saúde e tecnologia? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos.  

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *