Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas! Na saúde, ela tem sido utilizada para diversas finalidades, entre elas, o agendamento de consultas e exames.  

O agendamento on-line de consultas e exames traz vantagens tanto para o paciente, quanto para as instituições de saúde. 

Reconhecer serviços que melhorem a rotina de ambos os lados, é oferecer um atendimento mais humanizado e prestar um serviço de melhor qualidade. 

Identificar esses pontos de melhoria faz diferença na jornada do paciente, que passa por diversas etapas. 

Continue a leitura e confira os benefícios da utilização da tecnologia para essa finalidade! 

Leia também: Saúde Digital: Conheça 5 tendências para uma gestão eficiente! 

Vantagens do agendamento on-line de consultas e exames 

Adotar alternativas que tornem rotinas mais práticas é uma ótima opção para o setor da saúde, seja na iniciativa pública ou privada. Dessa forma, a automação de processos torna algumas etapas muito mais simples. 

Reunimos, logo abaixo, alguns benefícios do agendamento feito pela internet. Confira: 

Redução de custos 

A economia de verba é uma das vantagens da utilização de um sistema web ou mobile. Com isso, a mão de obra utilizada para essa finalidade é desafogada e pode focar em outras atividades importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) ou rede privada. Isso gera um aumento de produtividade! 

Satisfação no atendimento 

Os pacientes, por outro lado, não precisam se deslocar ou gastar dinheiro com ligações telefônicas para obter sucesso em suas jornadas do paciente. Dessa forma, ambos os lados ficam mais satisfeitos com a conclusão dessa etapa.  

Redução na fila de espera 

A fila de espera para atendimento é algo que gera estresse dentro do setor de saúde e que tende a gerar desistência. Com o uso de mais um meio para agendamentos, o fluxo para marcação de consultas e exames tende a diminuir, melhorando o tempo médio de espera. 

Acessibilidade  

Muitas vezes o paciente deve se locomover por longas distâncias para acessar a instituição de saúde ou enfrentar outros problemas de acessibilidade. Com o agendamento por um computador ou smartphone, o serviço é melhor adequado às necessidades.  

Facilidade 

Com um sistema completo de agendamento, é possível visualizar os horários e especialidades médicas disponíveis, agendar e cancelar um horário, tudo isso sem sair de casa!  

Gerenciamento de dados 

Com a automação, o registro e gerenciamento dos dados disponibilizados pelo paciente é simplificado, pois não exige grandes esforços de mão de obra para remanejamentos ou cancelamentos. Erros de digitação também podem ser evitados com a adesão. 

Leia também: Prontuário Eletrônico do Paciente: entenda como escolher o melhor sistema 

Solução para o setor público: Hygia Agendamentos 

Hygia Agendamentos é um módulo do Hygia, sistema de gestão de saúde, voltado para o agendamento de consultas e exames on-line no setor público. 

A solução foi a primeira integrada ao Hora Marcada, aplicativo utilizado pelo Governo de São Paulo na programação de consultas pelo SUS em smartphones ou tablets. 

A modalidade Agendamentos permite a integração a sistemas de saúde já utilizados nas unidades de atendimento de prefeituras e municípios.  

Gostou desse assunto? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de novidades de tecnologia e saúde pública. 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *