O uso de chatbots tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sendo uma das tecnologias, juntamente a IA (inteligência artificial), mais utilizadas nos diversos segmentos de mercado. Segundo informações da pesquisa Global AI-Based Chatbot Market mostra que o mercado dos chatbots foi avaliado em 17 bilhões de dólares em 2020. 

Quando falamos em saúde, a utilização não fica atrás. O segmento da saúde possui diversos processos e etapas que podem ser otimizadas quando adequamos a soluções disponíveis no mercado, como é o caso do chatbot.  

Na saúde, diariamente, surgem diversas dúvidas que podem ser tiradas com a criação de um bot que consegue responder, de forma personalizada, as principais perguntas feitas diariamente.  

Neste artigo, você irá entender o que é um chatbot, como ele funciona e quais são os benefícios de utilizá-lo na saúde. Boa leitura!  

O que é um chatbot? 

O chatbot é uma ferramenta que utiliza IA e é capaz de simular uma conversa com as especificidades com que uma marca responderia, dando a entender de que realmente se está conversando com um humano.  

A ferramenta é pré-programada para responder algumas questões e agilizar solicitações feitas rotineiramente. Normalmente, ela pode ser utilizada por meio de diversos canais de comunicação, como, por exemplo, o WhatsApp Business, site, SMS, redes sociais, entre outros. 

A utilização do chatbot é uma tendência que tende a avançar em diversos mercados. Estima-se que até 2025, o mercado chegue a 1,23 bilhão de dólares no mundo, segundo dados da Grand View Research. 

Você pode até não perceber, mas são grandes as chances de ser impactado pelo uso de um chatbot diariamente ou até mesmo semanalmente, pois o fluxo de troca de informações é cada vez mais alto na internet, sobretudo, quando falamos de negócios. 

Na saúde, um chatbot pode ser útil para o agendamento de consultas e exames e automação de tarefas rotineiras, como responder as principais dúvidas de pacientes e possíveis pacientes.  

Por que usar o chatbot na saúde e quais são os benefícios? 

A rotina na área da saúde é bastante corrida e convém a automação de processos que podem ser digitalizados. A utilização da solução tende a deixar tarefas repetitivas mais simples. Vale ressaltar que o chatbot não assume toda a operação e quando identifica que não pode mais dar continuidade ao agendamento ou qualquer outra demanda mais específica, repassa para um profissional capacitado e capaz de dar andamento ao processo. 

Outro ponto que demonstra a importância da utilização é a melhora na jornada do paciente. Sabemos que esperar por uma resposta é algo que causa chateação e quando falamos de saúde, isso envolve muito mais particularidades do que qualquer outro tipo de atendimento. 

As principais vantagens são: 

  • Redução de custos – o investimento realizado nesse tipo de ferramenta traz benefícios, como a diminuição de custos com mão de obra voltadas apenas para atendimento; 
  • Atendimento sem interrupção – mesmo que não tenha atendentes disponíveis, as principais dúvidas poderão ser respondidas 24h por dia; 
  • Atendimento ágil e personalizado – o atendimento pode ser personalizado de acordo com a marca, além da agilidade entregue na primeira resposta; 
  • Eficiência no atendimento – suas demandas de atendimento já chegam com os dados e informações necessárias; 
  • Pesquisa de satisfação – os bots permitem que sejam enviadas pesquisas de satisfação sempre que uma jornada é encerrada, seja após uma consulta ou exame; 
  • Envio e recebimento de documentos – para finalizar o atendimento é possível ainda, receber e enviar documentos importantes; 
  • Lembretes – o chatbot permite confirmar consultas e exames agendados.

Tecnologia para otimização da saúde 

Ao longo deste artigo, vimos que o chatbot é uma das ferramentas indispensáveis para agilizar e humanizar o atendimento na saúde, seja por instituições de saúde pública ou privada. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e formas tradicionais de realizar processos devem mudar ainda mais ao longo dos anos. 

Assim, contar com ferramentas como um sistema de gestão de saúde também é importante para organizar e otimizar outros processos de rotina do setor. 

Para acessar mais artigos sobre tecnologia e gestão de saúde pública, confira o blog de Hygia

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Categorias: Tecnologia na Saúde

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