Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Com o passar dos anos, a indústria, comércio e serviços vem se revolucionando para se adaptar aos avanços tecnológicos e modificações que atingem os diversos setores da economia. A gestão 4.0, também é uma das transformações pela qual a gestão de saúde passa.  

O conceito de gestão 4.0 chegou para inovar o setor da saúde, porém, desafia ainda mais a gestão de líderes devido a necessidade de mudanças em práticas operacionais e de relacionamento entre gestores, equipes e, principalmente, pacientes.  

Acompanhe o artigo e entenda os desafios da gestão 4.0 na saúde.   

Gestão 4.0: o que é e como impacta a saúde? 

O digital adentra cada vez mais os diversos segmentos e modelos antigos de administração e gestão de organizações, passam a não fazer mais sentido em realidades diferentes.  

A gestão 4.0 nasceu com base na quarta revolução industrial, onde há convergência entre o físico, biológico e digital. O novo modelo de gestão necessita que os líderes atendam a: 

  • Automação da produção; 
  • Integração entre os setores; 
  • Virtualização dos processos.  

A tecnologia é um dos alicerces dessa fase, que reflete diretamente nas estratégias de gestão e desempenho de uma administração. Os impactos estão, sobretudo, na jornada do paciente dentro de uma unidade de saúde.  

Leia também: Jornada digital do paciente: saiba o que é e como funciona 

Principais desafios na gestão 4.0 

A transformação de um modo de operação é, por si só, um dos grandes desafios da chamada gestão 4.0. O setor da saúde é desafiado diariamente e envolve muitas práticas, áreas e profissionais. Seguir as inovações e se adaptar a elas é um caminho que nem sempre a saúde consegue absorver com a mesma velocidade. 

As mudanças emergentes chegam, também, não somente para desafiar o setor, mas para trazer diversos benefícios e otimizar a rotina de todos os envolvidos. 

Entretanto, alguns obstáculos devem ser driblados. 

Engajamento da equipe e líderes 

Para estar dentro do que é esperado pela gestão 4.0, é preciso um engajamento interno de toda a equipe: dos gestores até os prestadores de serviços ou servidores, no caso do setor público. É interessante ter uma mente aberta para novidades e novas formas de ver os processos de rotina. 

Destinação de verba 

Na iniciativa pública, aliás, um outro desafio é destinar, também, verba para essa finalidade. Os gestores precisam entender e convencer os demais de que estar em conformidade com as transformações é preciso para manter a eficiência dos serviços prestados. 

Normas regulatórias 

O setor da saúde abrange diversas normas regulatórias e estar por dentro delas é um desafio para gestores e lideranças. No Brasil, é essencial ficar de olho nas resoluções e portarias publicadas pela Anvisa, órgão regulador de recomendações de boas práticas dentro do setor. 

Somente uma norma é capaz de envolver diversas áreas, abrangendo desde a gestão e indústria farmacêutica até a utilização de tecnologias.  

Segurança de dados do paciente 

A transformação digital traz também a necessidade do cuidado com os dados do paciente, que devem ser tratados com segurança, independente do manuseio físico ou digital. 

Atender às necessidades do paciente 4.0 

O paciente 4.0 é ativo e conectado a tecnologia. Em uma realidade tão virtual, alguns processos antigos como ir até uma unidade de saúde para marcar consultas e exames, não fazem mais sentido.  

Estar apto a atendê-lo é um dos desafios da gestão 4.0, que deve entender como ele se comporta e o que fazer para adotar soluções para o contexto. 

Gestão 4.0 e a tecnologia na saúde 

A implementação da tecnologia nos processos de rotina da saúde pode ser um desafio para as lideranças, porém, traz vantagens para todos.  

As soluções digitais contribuem com o setor em diversas frentes, que vão desde a marcação de consultas e exames até a gestão de insumos, como no caso de medicamentos.  

Independente do setor público ou privado, as transformações trazidas pela tecnologia nesse setor trazem soluções para alguns dos desafios enfrentados no dia a dia, como a redução do tempo de espera, acessibilidade, humanização no atendimento, entre outros. 

Quer acessar mais conteúdos sobre saúde e tecnologia? Conheça o blog do Hygia

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *