Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

A gestão de farmácia é um dos desafios da saúde, tendo em vista que esse processo envolve diversas etapas que vão desde a logística até o armazenamento e distribuição para a população, quando falamos em saúde pública. Ela é essencial para uma prestação de serviço completa ao paciente.  

No Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência farmacêutica envolve diversos programas e entrega de medicamentos nas unidades de saúde. A gestão, neste sentido, deve focar no investimento da organização dos passos que envolvem a compra de insumos, logística, armazenamento e organização. 

Se você quer conhecer ferramentas que otimizem o processo, siga com a leitura e saiba como estruturar sua gestão de medicamentos.   

Gestão de medicamentos: o que é e como funciona no SUS? 

A assistência farmacêutica no SUS funciona por meio de algumas iniciativas, como a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e a Política Nacional de Saúde, além da Política Nacional de Medicamentos (PNM), voltada diretamente ao setor. A PNM foi aprovada em 1998 e definiu as funções e finalidades da assistência farmacêutica dentro do SUS. 

Ela propõe um grupo para apoio às atividades relacionadas com medicamentos, como: abastecimento (seleção, programação e aquisição), conservação e controle de qualidade, segurança e eficácia terapêutica, acompanhamento e avaliação de utilização.  

Para evitar perdas e problemas no armazenamento, também é importante entender sobre a Cadeia do Frio e necessidades de logística e armazenamento. 

O próprio Governo Federal possui sistemas que ajudam a saúde pública a organizar a gestão de medicamentos, como o Hórus, conhecido como o Sistema Nacional de Controle de Assistência Farmacêutica, que pode ser integrado e complementado por outros sistemas de gestão de saúde pública, como o Hygia.  

4 funcionalidades que auxiliam os profissionais na gestão de medicamentos 

A gestão de saúde pública precisa se manter alinhada com os avanços tecnológicos no setor. Quando falamos de gestão de farmácia, existem diversas funcionalidades capazes de simplificar o dia a dia de gestores e aumentarem a produtividade dos profissionais de saúde envolvidos nos processos.  

Os sistemas de gestão voltados para a saúde possuem diversos módulos que auxiliam as diversas etapas que envolvem a licitação para a compra de medicamentos, gestão de estoque e distribuição para a população.  

Conheça, a seguir, algumas das funcionalidades que entregam eficiência para a gestão de assistência farmacêutica. 

Gestão de estoque  

Para evitar o desperdício, a gestão de estoque auxilia os gestores na observação e manutenção das medicações. No caso da saúde pública, ainda é possível consultar a disponibilidade de um medicamento nas outras unidades de saúde.  

A consulta de estoque ajuda os profissionais e pacientes, pois ambos podem se tranquilizar quanto a solicitação e utilização da medicação.  

Saídas de medicações 

Outra funcionalidade essencial ligada aos desperdícios e extravios é o controle de saída de medicações. Assim, fica registrado o oferecimento de todos os medicamentos de acordo com o paciente que realizou a retirada.  

Isso também traz economia ao bolso público, pois a população recebe o medicamento e a iniciativa pública não sofre com o mau uso ou perda.   

Integrações 

Também é extremamente importante que o sistema permita a integração com outras aplicações, principalmente, as do Governo Federal, pois os dados de ambos os sistemas devem se complementar para uma gestão mais eficiente e com prestação de contas.  

Prontuário Eletrônico do Paciente 

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) auxilia os profissionais a darem um melhor atendimento ao paciente, por meio das informações acessíveis com apenas alguns cliques. Dentro da assistência farmacêutica, ele ajuda na prescrição de medicamentos e entendimento de possíveis substâncias que o paciente seja alérgico. 

Tecnologia na gestão de farmácia: uma aliada dos profissionais 

Ao longo deste artigo, você conheceu algumas ferramentas que facilitam o trabalho de profissionais ligados à gestão de farmácia. O processo envolve diversas etapas e, hoje em dia, todas elas podem ser amparadas por ferramentas que promovem a inovação e automação.  

O Hygia, por exemplo, conta com um módulo de gestão de medicamentos voltado para a saúde pública e, por isso, as funcionalidades são personalizadas de acordo com as necessidades do setor público. Conheça o sistema de gestão de saúde pública e saiba quais são os módulos disponíveis.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *