Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Com o passar dos anos, a tecnologia tem assumido cada vez mais um papel de destaque no setor de saúde. O mercado, inclusive, sofre com uma alta de demandas e desafios que as inovações tecnológicas tendem a ajudar a sanar. Um novo olhar sobre a essencialidade de soluções completas, tende a aumentar o investimento das instituições de saúde em novas tecnologias.  

Em 2020, em meio a pandemia de Covid-19, o mundo teve a certeza do quanto as inovações tecnológicas em saúde são o presente, e não o futuro. Dessa forma, iniciativas privadas e públicas devem ficar de olho em novidades para estarem em conformidade com as necessidades que surgirem no setor. 

Continue a leitura e confira cinco tendências de inovação tecnológica em saúde! 

Leia também: Automação de Processos na saúde: Saiba como aplicar de forma eficiente! 

Tecnologias em saúde: uma essencialidade nas iniciativas pública e privada 

Em meio a pandemias e situações em que a saúde pública está em risco, é que é melhor conhecida a necessidade de investimentos em ciência e tecnologia. Para inovar e fazer parte da transformação digital, o setor público e privado buscam por uma cultura organizacional que preza pela agilidade, empatia e centralização no paciente.

Na saúde pública, dentro da Política Nacional de Saúde foi desenvolvida a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS). A iniciativa visa fortalecer e otimizar o desenvolvimento sustentável do setor, ao estimular a produção de novos conhecimentos e articulação voltada para ações no meio científico-tecnológico e a política de saúde.  

Com isso, a tecnologia e a ciência são parceiros que, juntos, beneficiam os profissionais e pacientes de pequenas e grandes unidades de saúde.  

5 tendências de inovação em saúde 

A inovação tecnológica e transformação digital no setor ajuda em um maior controle de dados, aumento de produtividade, redução de filas, humanização de atendimentos, melhor avaliação dos pacientes, economia e melhor tomada de decisões.

Acompanhe, a seguir, cinco tendências de inovação em saúde para aplicar!

Telemedicina

Apesar do Conselho Federal de Medicina (CFM) já contar com a Resolução 1.643 de 2002, que regulamenta a prática da telemedicina no país em algumas ocasiões, foi só em 2020, com a nova Portaria nº 467, que as consultas médicas que se apoiam em recursos tecnológicos para videochamadas foram amplamente difundidas. A medida visava diminuir o fluxo de pacientes não graves em hospitais e unidades de saúde. Com isso, existe, ainda, a possibilidade de telemonitoramento em casos mais complexos. A expectativa é que com os benefícios trazidos pela modalidade, a prática perdure.   

Inteligência Artificial (IA)

Apesar de parecer uma coisa de outro mundo aos olhos de quem não entende muito do assunto, a IA é mais comum do que parece. Assistentes virtuais, por exemplo, ou chatbots, são mais corriqueiros no dia a dia. Quem nunca conversou com algum navegando pela internet? Mas não para por aí, a IA é ainda mais robusta e oferece diversos recursos, devido a ligação com o machine learning e computação cognitiva que a cercam. A tecnologia está presente no auxílio de cirurgias, organização de workflows e pré-diagnósticos, além de outras características que têm oferecido muitas vantagens, como redução de erros e economia. 

Automação 

Algumas tarefas, por parecerem simples, tomam mais tempo do que poderiam. Neste contexto, a automação vem para entregar mais produtividade e a agilidade que algumas instituições de saúde precisam, como as unidades de saúde pública. Neste quesito, o Hygia, sistema de gestão de saúde pública, otimiza processos como a integração entre unidades de saúde da rede pública, informatização do Samu, digitalização do prontuário do paciente, gestão de farmácias e melhora na tomada de decisão por meio da integração de informações.

Big Data

Quanto mais conectividade, mais dados são gerados, o que é ótimo para o mercado. As instituições de saúde podem usar esses dados para o próprio benefício e o de pacientes, em um ambiente em que adotar a cultura data driven é primordial. O foco é tirar o melhor proveito dos dados que são registrados! 

Blockchain  

Falar sobre atualidade e inovação, e não mencionar a segurança de dados é impossível. Dessa forma, a Blockchain é considerada uma das tecnologias mais potentes em criptografia existente nos dias atuais, e deve estar em evidência em um cenário hiperconectado e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está vigorando desde o ano de 2020.  

Leia também: Saúde 5.0: inovações tecnológicas e tendências para o setor 

Baixe o nosso e-book gratuito e fique por dentro dos impactos da LGPD. 

Quer ficar por dentro do setor da saúde e tecnologia? Acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter. 

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *