Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Investir em automação de processos na saúde é extremamente importante para que os fluxos de trabalho sejam otimizados, garantindo, assim, maior controle e agilidade na assistência aos usuários dos serviços da instituição de saúde.

O trabalho manuscrito, além de demandar tempo, também traz riscos de preenchimento de informações de forma incorreta que podem acarretar em problemas graves ao paciente, inclusive.

Por tanto, contar com um sistema de gestão da saúde além de melhorar o fluxo de atividades, evitar sobrecarga de trabalho, diminuir custos, entre outras vantagens, também vai evitar a superlotação das unidades, permitindo o atendimento humanizado e seguro aos pacientes.

Neste post, vamos explicar o que é, de fato, a automação de processos na saúde e como aplicá-la de forma eficiente em sua instituição.

Continue conosco!

Automação de Processos na saúde: O que é?

A automatização de processos consiste na utilização de recursos tecnológicos a fim de prezar pela execução de atividades que, antes, dependiam do trabalho manual dos colaboradores.

Com a automatização de processos na saúde, as rotinas de atividades, desde as mais simples até as complexas, passam a contar com a otimização por meio de um sistema de gestão da saúde no computador.

Dentre as vantagens da automatização podemos citar:

  • Otimização do tempo despendido na realização das atividades;
  • Redução de custos;
  • Processos mais ágeis e eficientes;
  • Substituição de atividades antes feitas manualmente, por ações automáticas;

É importante ressaltar que a automação de processos na saúde permite maior integração entre aplicativos e softwares e, assim, torna possível a reestruturação de recursos e comunicações entre os departamentos da instituição de saúde.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um exemplo claro de automação de processos na saúde. 

Ele permite a centralização dos dados referentes à assistência ao paciente, agilizando e humanizando todo o processo desde a sua entrada na unidade de atendimento médico.

Além disso, um sistema de gestão com integração ao PEP, além de humanizar a assistência ao paciente, também permite a interoperabilidade com outras unidades, departamentos e Central de Regulação.

Como aplicar a automação de processos na saúde?

Como dissemos, contar com um sistema de gestão da saúde completo, como o Hygia, permite a automação de processos da instituição evitando a inserção de dados incorretos e proporcionando agilidade e eficiência, além de maior controle das informações.

A unidade de saúde conta com vários departamentos e pessoas e, por isso, quanto mais ágeis os processos internos, melhor.

Conheça os departamentos que podem ser beneficiados:

  • Call Center e Agendamentos;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de compras e suprimentos;
  • Área financeira e contábil;
  • Logística.

Vantagens

Dentre as vantagens, podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Controle dos dados;
  • Gestão contábil e financeira;
  • Segurança;
  • Conformidade;
  • Humanização;
  • Eficácia.

Entre outras.

Conheça o Hygia

Desenvolvido por especialistas, o Hygia é um sistema de gestão da saúde voltado ao setor público. Ele automatiza processos e promove a integração entre as unidades de saúde da rede pública.

Além disso, a solução também realiza a informatização de clínicas universitárias, garantindo mais eficiência para a gestão da saúde com redução de filas e atendimento humanizado.

O Hygia proporciona ganho em eficácia na assistência médica resultando em mais qualidade de vida para os pacientes. O sistema contribui para o agendamento de consultas e exames, controle de estoque e distribuição de medicamentos, entre outros.

Para os pequenos municípios, existe a versão Hygia Lite, mais compacta. Além de promover a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a solução está integrada à atenção especializada, farmacêutica e de urgência / emergência. A partir da versão Lite também é possível acessar o PEP.

Já o Hygia Full, reúne todas as funcionalidades de um software robusto voltado à gestão da saúde. A solução é customizada para atender com eficiência as demandas das unidades de saúde presentes em grandes cidades.

Ficou interessado(a)? Acesse nosso site e conheça todas as funcionalidades da solução. Agende uma conversa com nossos especialistas e tire suas dúvidas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *