A experiência do paciente, com o passar dos anos, tem se tornado muito mais digital, intuitiva, automatizada e precisa. Neste contexto, nasce o que chamamos de saúde digital do paciente.
Quem nunca utilizou o celular para pedir uma corrida por aplicativos, comprar uma passagem ou reservar uma hospedagem? Cada vez mais pessoas estão inseridas no mercado tecnológico, seja pela obtenção de smartphones ou acesso à internet.
O mundo virtual oferece diversas facilidades, que também são sentidas pelo segmento da saúde. A mudança de comportamento nas relações de consumo são nítidas e, na saúde, não seria diferente.
Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o que é a jornada digital do paciente, além de como funciona!
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O que é a jornada digital do paciente?
Em todas as relações de consumo, é nítida a mudança de comportamento do consumidor. A tecnologia tem feito cada vez mais parte da realidade dos mais diversos tipos de mercado, que se adaptam às necessidades do consumidor da atualidade.
Na saúde, a inovação tecnológica tem avançado cada vez mais, levando a tecnologia desde a marcação de consultas a inteligência artificial (IA) durante intervenções cirúrgicas.
A adaptação ao novo paciente digital tem a funcionalidade de facilitar a interação entre o paciente e o serviço de saúde, de acordo com as demandas dele, por meio da digitalização de pontos de contato e interação.
Um exemplo simples é a marcação de consultas e exames on-line, pelo smartphone ou desktop. Essa interação facilita a acessibilidade do paciente aos serviços, que nesse caso, não precisa fazer deslocamentos para ter acesso a agenda da unidade de saúde e profissionais que nela atuam.
A prática, inclusive, evita as longas filas que se formam no serviço público de saúde e ajuda na humanização do atendimento ao paciente, que acredita ser mais fácil resolver questões como essa pela internet.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Doctoralia, 60% dos pacientes preferem utilizar smartphones para agendar consultas médicas. Já de acordo com a Accenture, 77% considera importante poder marcar, alterar ou cancelar consultas pela internet.
A unidade de saúde que oferece recursos digitais ao paciente, se destaca e diferencia das demais. No caso da saúde pública, os benefícios são percebidos por gestores, profissionais de saúde e pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).
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Benefícios da jornada digital do paciente
A digitalização da saúde entrega benefícios claros para todas as partes envolvidas no processo. Confira algumas das vantagens da saúde digital:
- Acesso a informações importantes sobre o paciente com apenas alguns cliques;
- Organização de dados do paciente de forma intuitiva e rápida;
- Integração de dados com outros sistemas;
- Redução de custos;
- Agilidade no atendimento;
- Segurança de dados;
- Tomada de decisões mais assertivas;
Entre muitos outros!
Como funciona a jornada digital do paciente e como se adaptar a ela?
É mais do que necessário o investimento em ferramentas que garantam eficiência e agilidade. Para entender a jornada do paciente digital é importante mapear e entender o comportamento e experiência dele.
Isso é importante pois, a depender dos sintomas do paciente, a jornada de cada um será diferente uma das outras. Pensando nisso, busque as etapas envolvidas em cada caso para entender melhor a jornada digital de cada um.
Um passo essencial após descobrir as necessidades do paciente digital é escolher um sistema que entregue o que é preciso. Após realizado o mapeamento, é hora de escolher o melhor software de gestão e que ofereça um bom custo-benefício para a unidade de saúde, seja pública ou privada.
Leia também: Sistema de gestão em saúde pública: como escolher o melhor?
Saúde digital: conheça o Hygia
O Hygia é um sistema de gestão de saúde voltado para o setor público. São diversos módulos construídos para facilitar a vida de gestores, pacientes e profissionais de saúde, pensados de modo a facilitar a vida de todos e humanizar o atendimento pelo SUS.
O sistema automatiza processos e promove a integração entre as unidades da saúde, oferecendo marcação de consultas e exames on-line, auxílio na assistência farmacêutica, informações sobre o paciente no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), entre muitas outras facilidades.
Confira, abaixo, as versões do Hygia disponíveis:
- Hygia Lite: sistema completo, desenvolvido para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.
- Hygia Full: versão robusta para gestão completa de saúde;
- Hygia Agendamentos: versão compacta e econômica para o agendamento de consultas e exames. Primeira integrada ao Hora Marcada, do Governo de São Paulo.
- Hygia Clínicas Universitárias: versão específica para demandas de gestão de universidades.
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