Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Metodologias ágeis possuem forte ligação com a gestão, seja qual for o segmento. A melhoria contínua de rotinas deve ser o objetivo de unidades de saúde que, diariamente, atendem milhares de pessoas com diferentes necessidades.  

Apesar de serem adotadas no desenvolvimento de softwares e em outros modelos de negócio, de uma forma geral, as práticas auxiliam na redução do tempo de execução de projetos e aumento da eficácia e resultados.  

As metodologias ágeis podem ser aplicadas na saúde para criar uma abordagem que garante agilidade e melhoria na entrega de serviços.  

Continue a leitura e saiba quais metodologias podem ser aplicadas na saúde, além de entender como fazer isso. 

O que são metodologias ágeis? 

As metodologias ágeis foram criadas pelo segmento de Tecnologia da Informação (TI), como uma busca por resolução de problemas na gestão de projetos, como as etapas de produção longas e falta de previsibilidade para entrega.  

No entanto, com o passar dos anos e prova de que essas práticas realmente funcionam, elas foram adotadas por outras áreas da economia e, hoje, fazem parte da rotina de vários profissionais, como os da saúde.  

Algumas das metodologias ágeis desenvolvidas são kanban, scrum e lean. 

Leia também: Gestão em Saúde Pública: 3 Práticas indispensáveis para realizá-la de forma eficiente  

Por que aplicar metodologias ágeis na saúde? 

Para entregar um melhor resultado dos serviços prestados para a população, as equipes de saúde também devem estar integradas e trabalhando com um mesmo objetivo. Neste contexto, fica o desafio para o gestor de alinhar demandas, prazos e engajamento da equipe.  

No dia a dia, existem vários processos que ocorrem e não são de conhecimento do paciente ou comunidade em geral. Para conciliar tudo isso e obter resultados positivos, é importante que o gestor esteja de olho em técnicas de gestão e boas práticas.  

As metodologias ágeis podem ser aplicadas para a obtenção e melhoria dentro destes processos. Elas trazem diversos benefícios que são sentidos por gestores e equipe de saúde, no geral.  

Algumas das vantagens da aplicação de metodologias ágeis na saúde são:  

  • Processos integrados; 
  • Melhoria no tempo de tomada de decisão; 
  • Melhor gestão de estoques de medicamentos e uso de equipamentos; 
  • Atendimento mais humanizado; 
  • Redução de erros; 
  • Feedbacks constantes.

As metodologias ágeis se baseiam em quatro pilares:  

  • Comunicação; 
  • Praticidade; 
  • Alinhamento de expectativas; 
  • Adaptabilidade e flexibilidade. 

Entenda quais são e como aplicar metodologias ágeis na saúde 

Uma coisa é fato: a rotina de profissionais da saúde é muito agitada. Atender pacientes, registrar dados e informações e realizar tomadas de decisões, diariamente, pode ser algo desgastante.  

Por isso, investir em metodologias ágeis é uma opção para realizar todas essas tarefas com maior eficiência. Além de também investir na tecnologia, como em um sistema de gestão de saúde.  

Abaixo, iremos conhecer as metodologias ágeis mais utilizadas na área da saúde. Confira! 

Scrum 

A metodologia Scrum, possivelmente, é uma das mais conhecidas e utilizadas mundo afora. Ela funciona para a criação e execução de projetos e funciona em qualquer mercado.  

A Scrum consiste em listar todas as fases para que um projeto seja finalizado e foca em objetivos. Cada etapa é dividida em sprints que devem ter prazos a serem cumpridos e os “donos” de cada uma.  

Assim, cada profissional contará com uma responsabilidade e prazos definidos previamente, resultando em uma equipe mais produtiva e alinhada.  

Kanban 

Kanban é uma palavra de origem japonesa e significa “sinalização”. A metodologia baseia-se, literalmente, nisso: compor checklists que ofereçam uma visão do andamento de um projeto.  

Normalmente, ela se divide em três listas:  

  • To Do: atividades que estão a fazer; 
  • Doing: atividades que estão em realização; 
  • Done: atividades que foram finalizadas. 

Além disso, essa metodologia ágil pode ser personalizada, sendo criados novos termos que sinalizem outros estágios das tarefas que estão na esteira de produção. Ela também pode trabalhar como uma aliada da metodologia Scrum, onde uma complementa a outra.  

SMART 

A metodologia SMART é muito utilizada nos negócios e, também, na vida pessoal para a realização de metas financeiras. Ela é baseada em objetos e metas realistas e possui cinco princípios em cada uma das letras da sigla.  

  • S (specific ou específico, em português): seja o máximo específico o possível com suas metas, sem deixar margens para interpretações.  
  • M (measurable ou mensurável, em português): os resultados devem ser passíveis de serem mensuráveis, dessa forma, é possível medir os esforços; 
  • A (attainable ou alcançável, em português): elas não podem ser irreais e não seguirem a realidade da sua unidade de saúde ou equipe; 
  • R (relevant ou relevante, em português): elas devem ter uma relevância prática para o segmento e negócio; 
  • T (time-related ou temporal, em português): os prazos para o alcance da meta também devem estar definidos para que todos mantenham o foco e produtividade.

Depois de conhecer as metodologias ágeis mais utilizadas na área da saúde, procure entender quais são as reais necessidades da sua equipe e lembre dos seguintes passos: 

  • Comunique com clareza; 
  • Seja consistente; 
  • Documente processos; 
  • Seja paciente e persistente.

Gestão de saúde: conte com a tecnologia para otimizar processos 

As metodologias ágeis na saúde funcionam como otimizadoras de processos. Dentro do segmento, a melhoria e otimização do tempo e produtividade são peças valiosas para resultados cada vez mais positivos.  

Neste cenário, a tecnologia entra como uma aliada das práticas adotadas por gestores para alinhar equipes. Um sistema de gestão de saúde, por exemplo, é capaz de reduzir custos, erros e aumentar a produtividade, além de muitas outras vantagens.  

Quer consumir mais conteúdos sobre saúde e tecnologia? Não deixe de acessar outros artigos do nosso blog.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *