Contar com a tecnologia em processos habituais é uma necessidade alta, seja em qualquer setor de atuação profissional. Na saúde, não é diferente! Seja no setor público ou privado, a transformação digital tem trazido grandes ganhos.  

Nas instituições de saúde pública, um sistema de gestão de saúde traz diversos benefícios, que podem ser percebidos tanto pela população quanto pelos profissionais da área, como médicos, enfermeiros e gestores.  

É necessário um sistema especializado na área, que tenha funcionalidades específicas voltadas ao setor público.  

Continue a leitura e descubra como um sistema de gestão de saúde pública ajuda o Sistema Único de Saúde (SUS)! 

Leia também: Saiba como otimizar os resultados da gestão da saúde pública 

Como um sistema melhora a gestão de saúde pública? 

A experiência do paciente é importante para saber o nível de satisfação com a instituição de saúde. Dentro desse contexto, são encontrados diversos desafios para que as etapas e processos sejam melhorados.  

A inserção de um sistema de gestão de saúde pública no dia a dia, visa automatizar alguns desses processos e integrar as unidades públicas de saúde. Assim, é possível garantir mais eficiência no atendimento ao paciente e diversas vantagens que você vai conferir logo mais! 

O Hygia, por exemplo, é um sistema de gestão de saúde pública, que une diversos módulos e visam a praticidade e eficácia na rotina dos profissionais de saúde e melhora na experiência dos pacientes.  

A seguir, confira alguns dos benefícios do uso de um sistema de gestão de saúde pública: 

Menos espera 

O gerenciamento de agendas é um dos grandes desafios para o SUS. A grande proporção de cidadãos que dependem do SUS e a sobrecarga dos profissionais é um dos agravantes, nesse caso. Um sistema de gestão de saúde proporciona agilidade, humanização e redução do tempo de espera por atendimento. 

Com um sistema é possível realizar o gerenciamento, organização do fluxo de pacientes e classificação de risco. Dessa forma, a equipe que seria demandada para essa etapa, pode focar em outras necessidades enquanto esse processo ocorre de forma mais ágil e automatizada. 

Saiba mais: Redução no tempo de espera dos pacientes: Confira 3 dicas! 

Tomada de decisão 

Um sistema de gestão voltado para a saúde também possui módulos que auxiliam na tomada de decisão pelos profissionais, como é o caso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).  

O PEP ajuda os profissionais de saúde a tomarem decisões mais acertadas e ágeis, pela reunião de informações em um só lugar, ao alcance de alguns cliques. Os dados armazenados podem ser utilizados para análises médicas em uma apresentação completa do quadro clínico do paciente.  

Saiba mais: Prontuário Eletrônico do Paciente: entenda como escolher o melhor sistema 

Acessibilidade 

A acessibilidade é um dos grandes benefícios na experiência do paciente, pois com a tecnologia, é possibilitado o agendamento de consultas e exames sem sair de casa.  

Por meio de aplicações web e mobile, é possível acessar a agenda das unidades de saúde e realizar agendamentos, como é o caso do Hygia Agendamentos. O módulo permite a integração com outros sistemas já utilizados pelos municípios, como é o caso do Hora Marcada, do Governo de São Paulo.  

Leia também: Hora Marcada: Facilite o agendamento de consultas em seu município 

Controle de estoque 

A distribuição de medicamentos pelo SUS também é um serviço muito importante prestado à população que depende da saúde pública. O controle do estoque é essencial para a organização de distribuição.  

Com um sistema, o controle e distribuição é adequado, principalmente, no caso de um grande número de pacientes. 

Sobre o Hygia 

O Hygia é um sistema de gestão de saúde pública customizável, que conta com diversos módulos e permite a integração com outros sistemas.  

Ele é dividido entre as versões Lite, Full e Agendamentos. A versão Lite é voltada para municípios de até 100 mil habitantes, já a Full é destinada para grandes cidades com maior número populacional.  

O software conta com funcionalidades robustas, capaz de atender diversos tipos de demandas das unidades de saúde pública.  

Para entender como ele funciona na prática, solicite uma demonstração gratuita aos especialistas.  

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *