Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Você sabia que é possível implementar metodologias ágeis na gestão da saúde pública?
Pois é. Existem métodos que podem ser aplicados na gestão, de forma que os processos hospitalares e administrativos, tornam-se otimizados.

A transformação digital na saúde, além de trazer novas tecnologias, também trouxe novos métodos para uma gestão ágil e eficiente como o Lean Healthcare, Kanban, Scrum e é sobre eles que falaremos neste post.

Continue a leitura!

Metodologias Ágeis na saúde: Entenda o conceito

As metodologias ágeis são derivadas da área da tecnologia da informação (TI), porém, são aplicadas em vários setores. Um exemplo disso, é a gestão da saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), clínicas universitárias e hospitais.

Desde o momento da admissão de um paciente na unidade de atendimento, vários processos hospitalares são iniciados. A começar pela coleta de dados até as informações acerca do estado de saúde do paciente.

É importante ressaltar que, para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso que as equipes das instituições estejam integradas e coordenadas de forma que a informação seja fluida.

Devido ao uso de novas tecnologias no setor, inclusive sistemas de gestão da saúde, é fundamental que o gestor e os líderes das equipes adotem estratégias para tornar todos os procedimentos, por mais complexos que sejam, seguros e com menores índices de falhas e erros.

Leia também: Equipes de saúde: O que mudou na gestão após a Covid-19?

Em resumo, podemos definir as metodologias ágeis como um conjunto de práticas com abordagem focada no paciente como centro do cuidado, que define o fluxo de trabalho entre as equipes, além de promover maior interação entre os colaboradores.

Leia também: Sistema de gestão em saúde: Como implantar em municípios pequenos?

Como aplicar as metodologias ágeis na saúde?

É o que você vai entender a partir de agora.

Vamos falar sobre o Kanban, Lean Healthcare e o Scrum e mostrar como sua aplicação na área da saúde pode ser eficiente.

Continue conosco!

Leia também: Gestor hospitalar: Conheça 5 livros indispensáveis para quem atua na área!

Lean Healthcare

O Lean Healthcare objetiva a criação de valor máximo para os pacientes e tem como benefícios a redução de desperdícios e o tempo de espera.

Utilizando ciclos contínuos de aprendizagem, o método possui foco nos seguintes pontos:

  • Processos de cuidados de saúde
  • Pacientes
  • Prestadores de cuidados de saúde pessoal
  • Pessoal de suporte

Além de possuir 6 princípios que você confere neste artigo completo sobre o tema!

Faz parte do método Lean, a utilização de um Mapa de Fluxo de Valor (MFV) que consiste em um diagrama que mostra detalhadamente as etapas de um processo de trabalho, contemplando o fluxo de pessoas, materiais e informações.

Entre os seus objetivos, estão a facilitação da visualização e do entendimento dos procedimentos de trabalho. Assim, possibilita a melhoria através da eliminação de etapas que não agreguem valor.

Kanban

Nas instituições de saúde, o método ágil Kanban pode auxiliar no controle de entrada e saída de paciente permitindo, dessa forma, o conhecimento sobre o tempo de atendimento médico e, por consequência, o tempo de ocupação de um leito.

O Kanban é um método formado por checklists. Assim, todos os envolvidos possuem uma visão geral de todos os processos, encadeando os fluxos de trabalho.

Umas das regras do Kanban é a seguinte:

“Uma tarefa não pode ter continuidade sem que a anterior tenha sido finalizada”. Por isso, há a necessidade de montar um mapa visual, fixado na parede, onde mostra todas as etapas que devem ser seguidas por toda a equipe.

metodologias ágeis na saúde

Scrum

Além das metodologias ágeis que citamos anteriormente, também temos o Scrum. Ele consiste em uma metodologia de gestão e planejamento de projetos, de forma que o conjunto de atividade é realizado em ciclos.

Entre as vantagens da sua utilização no setor da saúde, estão a melhoria da comunicação interna, documentação de processos, identificação de possíveis gargalos e posterior melhoria, além de proporcionar uma rápida adaptação às mudanças de mercado.

Leia também: O que é Scrum? Conheça a metodologia e as vantagens de utilizá-la!

Quais os benefícios?

Agora que vimos alguns métodos que podem ser utilizados na gestão da saúde, vamos conhecer os principais benefícios de adotá-los na gestão da instituição?

Confira:

  • Maior agilidade no tempo de resposta em casos de emergência
  • Mitigação de erros e falhas
  • Realização de todos os procedimentos administrativos e hospitalares com segurança
  • Redução do tempo de permanência do paciente na unidade de saúde
  • Controle de leitos, equipamentos, insumos
  • Organização da jornada de trabalho
  • Melhora na qualidade da assistência ao paciente

E muito mais!

Neste post você entendeu a importância de adotar metodologias ágeis na gestão da saúde pública, além de conhecer alguns dos principais métodos ágeis utilizados no setor e os seus benefícios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. Acesse nosso site, conheça o Hygia – software de gestão da saúde pública – e confira todas as funcionalidades da solução!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *