Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

As Redes de Atenção à Saúde são consideradas um conjunto de ações e serviços de saúde que são articulados em níveis de complexidade crescentes, cujo objetivo é a garantia da integralidade da assistência à saúde mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desta forma, os serviços de saúde são ofertados de forma contínua e integral à determinada população, sendo coordenada pela Atenção Primária à Saúde, com qualidade, humanização, responsabilidades sanitárias e econômicas.

Neste post, vamos abordar o que são as Redes de Atenção à Saúde, suas vantagens e impactos na gestão do SUS.

Saiba, também, a importância de contar com um sistema de gestão da saúde pública, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Continue conosco!

Redes de Atenção à Saúde: Entenda seu conceito

Como dissemos anteriormente, as Redes de Atenção à Saúde possuem ações e serviços de saúde organizados de forma conjunta e integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscando garantir a integralidade da assistência ao paciente.

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011 regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

Em seu segundo parágrafo, ele dispõe sobre as Regiões de Saúde. Elas são constituídas por um aglomerado de municípios com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

Sendo assim, as Regiões de Saúde também são referências para a transferência de recursos entre os entes federativos.

Além, disso, devem conter ações de:

  • Atenção Básica
  • Atenção Psicossocial
  • Vigilância à Saúde
  • Urgência / Emergência
  • Atenção Ambulatorial, especializada e hospitalar.

Agora que entendemos o que são regiões de saúde, podemos falar que as Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma região de saúde, ou, em várias delas.

Tipos de Redes de Atenção à Saúde no SUS

Existem vários tipos de Redes de Atenção à Saúde no SUS. Dentre eles estão:

  • Rede Cegonha;
  • Atenção Psicossocial;
  • Atenção às Urgências e Emergências;
  • Atenção às Doenças e Condições Crônicas;
  • Rede de Cuidado à pessoa com Deficiência.

Por que implantá-las na gestão?

As vantagens da implementação das Redes de Atenção à Saúde, são inúmeras, mas podemos citar algumas delas:

  • Diminuição da fragmentação histórica do sistema de saúde;
  • Promoção da orientação dos funcionários;
  • Diminuição de custos;
  • Atuação de forma organizada, permitindo o monitoramento e avaliação dos serviços;

Entre outras.

Importância de realizar uma gestão eficiente no SUS

Em 2019, quando a pandemia de Covid-19 ainda não havia chegado ao Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que aponta 71,5% dos brasileiros (mais de 150 milhões de pessoas) que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para algum tratamento de saúde.

Porém, com o avanço da pandemia, o cenário mudou drasticamente. Com muitos desempregos e a piora na transmissibilidade da doença, o SUS passou a ser buscado com muito mais frequência e por um número ainda maior, chegando a obter 100% de ocupação nos seus leitos.

Com a alta demanda, realizar uma gestão eficiente de recursos, insumos, medicamentos, leitos, equipes e equipamentos, tornou-se ainda mais fundamental para que as unidades de saúde continuassem operando de forma a prestar assistência aos pacientes.

As instituições que não contam com um sistema de gestão da saúde, terminam com custos muito altos, ineficiência, contribui para a exaustão dos profissionais, além de aumentar a chance de erros e perdas de documentos.

Um sistema de gestão completo como o Hygia, proporciona agilidade nos processos internos das instituições, redução de custos, além de promover o acesso ao prontuário eletrônico do paciente.

As atividades se tornam centralizadas em um único local, permitindo maior eficiência no gerenciamento da instituição de saúde. 

Conheça o Hygia

Desenvolvido por especialistas, o Hygia é um sistema de gestão da saúde, voltado ao SUS, cujo objetivo é a automatização dos processos e a promoção da integração entre as unidades de saúde da rede pública.

Além disso, a solução também realiza a informatização de clínicas universitárias e assim garante mais eficiência para a gestão da saúde, com redução de filas e assistência humanizada.

O Hygia possui duas versões: Hygia Lite e Hygia Full. Conheça-as a seguir:

  • Hygia Lite: É a versão compacta do software, desenvolvida para cidades com até 100 mil habitantes. Além de promover a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a solução está integrada à atenção especializada, farmacêutica e de urgência / emergência. A partir do Hygia Lite, também é possível acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
  •  Hygia Full: Já a versão completa, reúne todas as funcionalidades de um software robusto voltado à gestão da saúde. A solução é customizada para atender com eficiência as demandas das unidades de saúde presentes em grandes cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *