Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

Hoje em dia, as instituições buscam diminuir a papelada utilizada para registrar dados e informações. E isso também já é uma realidade na saúde! A tecnologia tem evoluído cada vez mais, e com esse fato, as instituições de saúde têm adotado a informatização e automação de processos.  

O paperless na saúde pública é uma alternativa para acabar ou reduzir significativamente o uso de papel que se forma com os anos, e que se autodestrói com o tempo. Investir nessa mudança não resulta apenas na diminuição do uso do papel, mas também, em benefícios que são proporcionados aos profissionais da saúde e pacientes.  

E não dá para falar de paperless sem falar de tecnologia!  

Continue a leitura e entenda mais sobre o conceito de paperless na saúde pública e como ele traz vantagens para o setor. 

Leia também: Automação de Processos na saúde: Saiba como aplicar de forma eficiente! 

Vantagens trazidas para o setor da saúde 

Com a evolução da transformação digital, não é muito difícil se deparar por aí com termos ligados à tecnologia. O paperless, na verdade, nada mais é do que o uso da tecnologia, por meio de sistemas, para diminuir ou eliminar o uso de papel nas rotinas dos hospitais e unidades de saúde.  

Porém, adotar um dia a dia com menos papel não é só o fato de cortar ou reduzir o uso. A ideia é pensar de forma inovadora, com foco nos benefícios que isso gera.  

Confira algumas vantagens do paperless para o setor da saúde: 

Segurança 

O armazenamento de uma informação no sistema é mais segura do que em papel. Com o tempo, o material apresenta fragilidades e pode destruir informações valiosas de um paciente, por exemplo.  

Agilidade 

Ao alcance de poucos cliques fica muito mais fácil obter dados de um paciente com mais facilidade. O armazenamento de informações em nuvem torna um atendimento muito mais rápido, além de proporcionar uma melhor avaliação e tomadas de decisões mais rápidas. 

Sustentabilidade 

A sustentabilidade é uma característica que talvez não impacte diretamente o mercado, mas é importante para o mundo e pessoas que o habitam, em um viés social e ambiental.  

Facilidade 

Com a digitalização, alguns serviços ficam ao alcance de toda a população, facilitando o dia a dia de muitas pessoas. Um exemplo é o agendamento de consultas que pode ser feito sem sair de casa, acesso a resultados de exames, entre outras opções.  

Redução de custos  

É fato que o papel é um investimento constante para uma instituição de saúde. Com a adoção de um sistema, isso é minimizado. Além disso, os espaços utilizados para guardar os documentos em papel, como salas, podem ser utilizados para outras finalidades importantes.  

Soluções para diminuir o uso do papel  

Existem diversos tipos de soluções para diminuir o uso do papel nos hospitais e unidades de saúde, desde sistemas administrativos aos voltados diretamente aos pacientes.  

O Hygia é um sistema de gestão de saúde desenvolvido para o setor público e clínicas universitárias, que possui diversos módulos. 

Conheça cada uma das soluções completas que ajudam a saúde a ser paperless: 

Hygia Agendamentos 

O Hygia Agendamentos descomplica a marcação de consultas e exames em uma solução mobile. Inclusive, ele foi o primeiro sistema integrado ao Hora Marcada, do Governo de São Paulo.  

Todo o processo é realizado por meio de celular, dessa forma, o papel não é utilizado nessa etapa. 

Caso o município já utilize um sistema, não é preciso alterar, pois a solução permite integração com o que já é utilizado.  

Hygia Lite 

O Hygia Lite é a solução em gestão de saúde que pode ser utilizada por prefeituras menores, de até 100 mil habitantes. O sistema promove a informatização de UBSs, ao realizar a integração à atenção especializada, farmacêutica e de emergência.  

Esse módulo permite o acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) que reúne informações do paciente de forma digital, substituindo o uso de papel para a finalidade. 

Leia também: Prontuário Eletrônico do Paciente: entenda como escolher o melhor sistema 

Hygia Full 

O Hygia Full é uma solução mais robusta e reúne muitas funcionalidades para um sistema de gestão de saúde. Assim, a gestão é otimizada e o uso de papel também é feito de forma moderada.  

O sistema é pensado para atender demandas de grandes cidades e reduzir a formação de longas filas, promovendo um atendimento mais humanizado.  

Curtiu entender sobre o conceito de saúde paperless e as vantagens trazidas por ele? Leia outros artigos do nosso blog e fique por dentro das novidades do setor!  

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *