Hoje em dia, as instituições buscam diminuir a papelada utilizada para registrar dados e informações. E isso também já é uma realidade na saúde! A tecnologia tem evoluído cada vez mais, e com esse fato, as instituições de saúde têm adotado a informatização e automação de processos.
O paperless na saúde pública é uma alternativa para acabar ou reduzir significativamente o uso de papel que se forma com os anos, e que se autodestrói com o tempo. Investir nessa mudança não resulta apenas na diminuição do uso do papel, mas também, em benefícios que são proporcionados aos profissionais da saúde e pacientes.
E não dá para falar de paperless sem falar de tecnologia!
Continue a leitura e entenda mais sobre o conceito de paperless na saúde pública e como ele traz vantagens para o setor.
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Índice
Vantagens trazidas para o setor da saúde
Com a evolução da transformação digital, não é muito difícil se deparar por aí com termos ligados à tecnologia. O paperless, na verdade, nada mais é do que o uso da tecnologia, por meio de sistemas, para diminuir ou eliminar o uso de papel nas rotinas dos hospitais e unidades de saúde.
Porém, adotar um dia a dia com menos papel não é só o fato de cortar ou reduzir o uso. A ideia é pensar de forma inovadora, com foco nos benefícios que isso gera.
Confira algumas vantagens do paperless para o setor da saúde:
Segurança
O armazenamento de uma informação no sistema é mais segura do que em papel. Com o tempo, o material apresenta fragilidades e pode destruir informações valiosas de um paciente, por exemplo.
Agilidade
Ao alcance de poucos cliques fica muito mais fácil obter dados de um paciente com mais facilidade. O armazenamento de informações em nuvem torna um atendimento muito mais rápido, além de proporcionar uma melhor avaliação e tomadas de decisões mais rápidas.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma característica que talvez não impacte diretamente o mercado, mas é importante para o mundo e pessoas que o habitam, em um viés social e ambiental.
Facilidade
Com a digitalização, alguns serviços ficam ao alcance de toda a população, facilitando o dia a dia de muitas pessoas. Um exemplo é o agendamento de consultas que pode ser feito sem sair de casa, acesso a resultados de exames, entre outras opções.
Redução de custos
É fato que o papel é um investimento constante para uma instituição de saúde. Com a adoção de um sistema, isso é minimizado. Além disso, os espaços utilizados para guardar os documentos em papel, como salas, podem ser utilizados para outras finalidades importantes.
Soluções para diminuir o uso do papel
Existem diversos tipos de soluções para diminuir o uso do papel nos hospitais e unidades de saúde, desde sistemas administrativos aos voltados diretamente aos pacientes.
O Hygia é um sistema de gestão de saúde desenvolvido para o setor público e clínicas universitárias, que possui diversos módulos.
Conheça cada uma das soluções completas que ajudam a saúde a ser paperless:
Hygia Agendamentos
O Hygia Agendamentos descomplica a marcação de consultas e exames em uma solução mobile. Inclusive, ele foi o primeiro sistema integrado ao Hora Marcada, do Governo de São Paulo.
Todo o processo é realizado por meio de celular, dessa forma, o papel não é utilizado nessa etapa.
Caso o município já utilize um sistema, não é preciso alterar, pois a solução permite integração com o que já é utilizado.
Hygia Lite
O Hygia Lite é a solução em gestão de saúde que pode ser utilizada por prefeituras menores, de até 100 mil habitantes. O sistema promove a informatização de UBSs, ao realizar a integração à atenção especializada, farmacêutica e de emergência.
Esse módulo permite o acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) que reúne informações do paciente de forma digital, substituindo o uso de papel para a finalidade.
Leia também: Prontuário Eletrônico do Paciente: entenda como escolher o melhor sistema
Hygia Full
O Hygia Full é uma solução mais robusta e reúne muitas funcionalidades para um sistema de gestão de saúde. Assim, a gestão é otimizada e o uso de papel também é feito de forma moderada.
O sistema é pensado para atender demandas de grandes cidades e reduzir a formação de longas filas, promovendo um atendimento mais humanizado.
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