Processo de Acolhimento na SaúdePowered by Rock Convert

O setor de saúde recebe e armazena diversas informações diariamente, seja de pacientes, fornecedores ou de profissionais da saúde. Isso tudo acaba resultando em uma pilha enorme de papéis e na necessidade de uma boa gestão de documentos na saúde.  

Lidar com toda essa papelada é algo que exige organização, pelas questões de segurança de dados e prestação de um melhor serviço aos pacientes.  

Em um cenário como este, é preciso pensar em estratégias para que as funções dos gestores e profissionais do setor sejam cumpridas de forma a otimizar tempo, evitar perdas e vazamentos de dados e, claro, melhorar a jornada do paciente. 

Neste artigo, você irá conferir como fazer isso na prática e em como otimizar a gestão da documentação na área da saúde. 

Continue a leitura.  

O que é gestão de documentos? 

A gestão de documentos é a guarda de toda a documentação que é entregue a uma unidade de saúde, sendo um dos principais, o prontuário do paciente. Ele é feito sempre que se dá início a um atendimento, resultando em um enorme volume para guarda dos profissionais de saúde.  

Toda essa gestão, demanda tempo e mão de obra, além de espaço para armazenamento dos documentos, quando físicos.  

Por se tratarem, em sua maioria, de dados sensíveis, existe legislação que atua e dispõe sobre as exigências no armazenamento e cuidado. O Ministério da Saúde possui uma publicação de um Manual de Gestão de Documentos, que deve ser consultada.  

Benefícios de uma gestão eficiente de documentos na saúde pública 

Hoje em dia, o setor da saúde não precisa sofrer tanto com o manuseio, armazenamento e gestão de documentos físicos. Com a transformação digital e a chegada da tecnologia ao segmento, muitos processos foram automatizados e digitalizados, como é o caso do próprio prontuário eletrônico do paciente (PEP).  

No caso do PEP, é preciso seguir a resolução 1.639/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Lei 13.787. O PEP é um recurso que quando combinado a um sistema de gestão de saúde, resulta em uma solução completa para a saúde, trazendo benefícios para profissionais da saúde, gestores e pacientes.  

O PEP facilita o acesso a informações do paciente com apenas alguns cliques, o que traz ganhos de espaço para a unidade de saúde, tempo para os profissionais e melhores tomadas de decisões.  

A saúde caminha para uma realidade cada vez mais paperless e a adoção do prontuário em nuvem é uma opção para otimizar o dia a dia. Existem, ainda, outras vantagens: 

  • Otimização de tempo para estudos de casos; 
  • Melhoria nos diagnósticos; 
  • Segurança no armazenamento de dados; 
  • Restrição no acesso aos dados; 
  • Redução de custos. 

Leia também: Prontuário Eletrônico é implantado na Fundação Alfredo da Matta (FUAM) em Manaus 

Como escolher a melhor ferramenta para digitalização? 

A melhor ferramenta para a gestão de documentos na saúde deve ser estudada a partir das necessidades de uma unidade de saúde. Existem inúmeras soluções no mercado, porém, cada uma delas entrega uma funcionalidade e diferencial para cada caso.  

Se você deseja digitalizar toda a gestão da documentação, o ideal é procurar por uma solução GED (Gestão Eletrônica de Documentos), que permite o armazenamento e recuperação de documentos.  

Caso queira digitalizar alguns dos processos que geram papelada, como o prontuário do paciente, procure por um sistema de gestão que ofereça o PEP. O agendamento de consultas e exames é outra coisa de rotina que pode gerar papéis e deve ser digitalizada, caso queira promover mais acessibilidade e facilidade nessa etapa da jornada do paciente. 

Gestão de saúde pública: conheça o Hygia 

O Hygia é um sistema de gestão de saúde voltado para o setor público que oferece algumas dessas funcionalidades, além de muitas outras. Ele é dividido em três versões voltadas para a saúde pública. Confira:   

  • Hygia Lite: sistema completo, desenvolvido para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.   
  • Hygia Full: versão robusta para gestão completa de saúde;   
  • Hygia Agendamentos: versão compacta e econômica para o agendamento de consultas e exames. Primeira integrada ao Hora Marcada, do Governo de São Paulo.    

Se você quer saber mais detalhes sobre o Hygia e cada uma das versões, acesse o nosso site

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *