A FUAM deu mais um passo na governança digital com a implementação do Hygia, sistema de gestão da saúde.

A transformação digital na saúde vem ganhando espaço a cada dia que passa. 

Sendo assim, muitas instituições pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão deixando de realizar o registro dos atendimentos aos pacientes de forma manuscrita e implementando soluções tecnológicas para digitalizar os dados, agilizando a assistência aos usuários dos serviços de saúde e diminuindo custos.

Contar com um sistema de gestão da saúde que possua integração com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é imprescindível para adentrar a era da governança digital.

A Fundação Alfredo da Matta (FUAM), em Manaus (AM), deu um passo importante para a otimização dos atendimentos médicos.

Em abril de 2021, a instituição implementou o sistema Hygia Web, deixando para trás o registro manual dos dados referentes aos atendimentos médicos realizados.

Saiba como o Hygia ajudou no processo de digitalização da saúde da FUAM e a importância de otimizar os registros nas instituições pertencentes ao SUS.

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Conheça a FUAM

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), órgão pertencente à Administração Indireta do Poder Executivo do Amazonas, é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES -AM).

Centro de Referência estadual, nacional e internacional nas áreas de Hanseníase, Dermatologia Tropical e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a FUAM tem como objetivo a realização de ações de prevenção e assistência ambulatorial a pacientes portadores de Hanseníase e, também, à população em geral que busca atendimento nas seguintes especialidades:

  • Dermatologia Clínica;
  • IST/HIV/AIDS;
  • Cirurgias dermatológicas;
  • Assistência a pacientes com câncer de pele.

Além disso, a Fundação Alfredo da Matta atua nas áreas de ensino e pesquisa, promovendo cursos e treinamentos, estágios, Programa de Residência Médica em Dermatologia, além do curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia (UEA/FUAM).

Entenda quem foi o Dr. Alfredo da Matta

Nascido em Salvador, Bahia, em 1870, Dr. Alfredo da Matta iniciou seus estudos em sua cidade natal, onde, mais tarde, se formou na Escola de Medicina da Bahia em 1893.

Em 1894, seguiu viagem até Manaus, onde casou e fixou residência. Durante a sua carreira, especializou-se em Medicina Profilática e em Dermatologia.

 Em 1908, o Dr. Alfredo trabalhou ao lado dos doutores João Coelho de Miranda Leão e Wolferitan Thomas, no combate ao impaludismo (doença contagiosa produzida por um protozoário) e a Peste Bubônica, doenças que assolavam a capital e o interior do Amazonas.

Um ano após seu falecimento, em 28 de agosto de 1955, foi realizada uma homenagem por todo o trabalho dedicado em prol da saúde pública do Amazonas, sendo inaugurado, em Manaus, o Dispensário “Alfredo da Matta”, dando início à instituição que hoje é a Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”.

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Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): Entenda sua importância

Implementado no Brasil em 2002, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) tem suas características definidas pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução 1.638/02.

O art.1º da Resolução define o PEP como o “documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência à ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo”.

Como o PEP funciona?

O seu funcionamento se dá por meio do registro de todas as informações clínicas e administrativas do paciente em um formato que permite o armazenamento virtual em um sistema de gestão da saúde.

Assim, é possível que o registro seja distribuído entre as clínicas, hospitais e laboratórios, além de ser compartilhado com outros profissionais de saúde, ou seja, equipe multidisciplinar.

Dentre as vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente, podemos citar:

  • Histórico de dados dos pacientes;
  • Otimização nas tomadas de decisões;
  • Segurança das informações;
  • Acesso remoto;
  • Redução de custos
  • Agilidade
  • Monitoramento do estado clínico do paciente

Fundação Alfredo da Matta (FUAM) implementa o Hygia

Em abril de 2021, a FUAM deu mais um passo na inovação. Com a implementação do sistema de gestão da saúde, Hygia, a instituição iniciou o atendimento dos pacientes por meio do Prontuário Eletrônico.

Com a nova fase e a digitalização dos prontuários dos pacientes da instituição, a FUAM dá um passo à frente na transformação digital e começa a deixar de realizar registros de forma manuscrita.

Ao chegar para receber atendimentos ambulatoriais, pela primeira vez na instituição, o paciente terá o seu prontuário aberto no sistema. Os pacientes que já tiverem seu prontuário, porém em papel, também terão seu documento digitalizado.

Com início em março de 2021, a digitalização avança rapidamente e dos 250 mil prontuários programados para serem digitalizados até novembro, 40 mil já estão prontos para acesso via sistema.

“Após muito trabalho, conseguimos dar este passo significativo, saindo finalmente da era do papel e partindo para a era digital, transformando e modernizando a vida institucional, após 65 anos de existência”, comemora o Diretor-Presidente da FUAM, Ronaldo Amazonas.

A implantação do Hygia permitirá o acesso aos prontuários, emissão de receituários, agendamentos de consultas, ambos no formato digital, além de outras funcionalidades.

Todas as informações referentes ao atendimento do paciente, serão centralizadas no sistema. Desde o seu cadastro até a emissão da receita médica. 

Já a produtividade diária dos colaboradores, poderá ser acompanhada por meio de relatórios gerados pelo Hygia em tempo real, otimizando assim, a administração financeira da FUAM.

Conheça o Hygia

O Hygia é um software de gestão desenvolvido por especialistas para automatizar processos e promover a integração entre as unidades de saúde da rede pública. 

Além disso, a solução também realiza a informatização de clínicas universitárias, garantindo mais eficiência para a gestão da saúde, reduzindo filas e promovendo assistência humanizada ao paciente.

Dentre as vantagens do Hygia, estão:

  • Eficiência: Com a otimização dos recursos disponíveis em unidades de saúde e a gestão adequada de um grande número de pacientes;
  • Menos espera: Por meio da organização e redução de filas visando a agilidade no atendimento aos pacientes;
  • Melhor avaliação de pacientes: O prontuário eletrônico apresenta o quadro clínico completo do paciente;
  • Economia: Controle dos recursos, visando o combate a fraudes;
  • Tomada de Decisão: Integração de informações para agilizar a tomada de decisão.

Entre outros.

Conheça as versões do Hygia

Hygia Full é a versão completa do sistema que reúne todas as funcionalidades de um software robusto voltado à gestão da saúde pública. A solução é customizada para atender com eficiência as demandas das unidades de saúde presentes em grandes cidades.

Já o Hygia Lite é a versão compacta da solução, desenvolvida para unidades de saúde de municípios com até 100 mil habitantes. Além de promover a informatização de UBSs, o sistema está integrado à atenção especializada, farmacêutica e de urgência/emergência.

A partir do Hygia Lite é possível acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente, tecnologia utilizada para o registro, armazenamento e controle das informações dos pacientes no formato digital. 

O Hygia possui diversos módulos, dentre eles:

  • Ambulatório: Gestão para acolhimento de pacientes ao local de pré-exames;
  • Exames: Módulo para requisição e visualização de resultados;
  • Farmácia: Controle e gestão de medicamentos distribuídos para a população;
  • Vacinação: Registro de vacinas disponíveis para atender à população;
  • Faturamento: Módulo para controlar os recursos financeiros;
  • Gestão: Módulo completo para o gestor analisar demandas e status de atendimento;
  • e-SUS: Integração ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Hygia Agendamentos

O Hygia possui uma versão compacta e econômica, voltada ao agendamento de consultas e exames. É o Hygia Agendamentos, que agiliza a marcação de atendimentos médicos nas unidades de saúde da rede pública.

É válido ressaltar que o Hygia foi o primeiro sistema integrado ao aplicativo Hora Marcada, desenvolvido pelo Governo de São Paulo. Com o app, os cidadãos conseguem programar consultas no SUS diretamente de smartphones ou tablets.

O Hygia Agendamentos pode ser integrado ao sistema de gestão de saúde já adotado nas unidades de atendimento de uma prefeitura ou município. Este módulo também garante que a população tenha acesso ao aplicativo Hora Marcada.

Desta forma, as unidades de saúde não precisam investir em rede ou infraestrutura, pois todo o processo de agendamento é realizado por meio do aparelho do paciente.

Ficou interessado(a)? Acesse nosso site e conheça as funcionalidades da solução: www.hygia.com.br 

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